TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMÍLIA COMO MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDANTE: Participação da Família no Espaço Escolar

Por:   •  12/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.972 Palavras (20 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 20

A FAMÍLIA COMO MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDANTE: Participação da Família no Espaço Escolar

Marcos Antonio Oliveira*

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre as intervenções feita acerca da relação “escola e família” em turma do 3º ano de ensino infantil de uma escola pública, localizada na cidade de Brejões – Bahia, a fim de discutir a realidade do ensino, e do papel do professor na educação, com ênfase na relação se se constrói entre a criança e a escola neste período, e a participação da família neste processo de interação sócio-educacional. Nesse sentido, foi possível conhecer quais são as dificuldades e expectativas obtidas mediante as observações, utilizando como metodologia para isso a pesquisa qualitativa e instrumentos de investigação: A Observação da prática docente e do ambiente escolar e Coleta de dados. A fim de alcançar os seguintes objetivos: Analisar a relação entre a escola e a família, buscando compreender quais fatores favorece esta relação e promove a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar; Reconhecer a importância das relações que a escola deve desenvolver com a família em prol de uma educação de qualidade. Deste modo, a partir das leituras feitas para aprimorar essa experiência e nos encontros da turma, percebe-se que a educação com apoio familiar deve ser priorizada quando se pretende melhorar o rendimento escolar.

Palavra-chave: Família; Escola; Desenvolvimento da Aprendizagem.

SUMMARY

This article presents the results of a study about the interventions made on the relationship between "school and family" in a group of the third year of preschool teaching in a city located in the city of Brejões - Bahia, in order to discuss the reality of teaching, and the role of the teacher in education, with emphasis on the relationship between the child and the school in this period, and the participation of the family in this process of socio-educational interaction. In this sense, it was possible to know the difficulties and expectations obtained through the observations, using qualitative research and research tools as a methodology for this: Observing the teaching practice and the school environment and Data collection. In order to achieve the following objectives: To analyze the relationship between the school and the family, seeking to understand what factors favor this relationship and promote the integration between family and school, stimulating school performance and behavior; Recognize the importance of the relationships that the school should develop with the family in favor of quality education. Thus, from the readings made to improve this experience and in the class meetings, it is perceived that education with family support should be prioritized when improving school performance.

Keyword: Family; School; Learning Development.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo trata da Família Como Motivação Para O Estudante: Participação da Família no Espaço Escolar, como possibilidade de analisar a interação da escola com a família na educação básica no Brasil, como sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais para educação básica, sua legislação, no que refere as necessidades da criança no contexto educacional, investigando como os professores das escolas públicas lidam com esta realidade, abordando os avanços e as limitações do contexto pedagógico.

Para isto foi necessário recorrer a documentos para analisar que indicações os documentos educacionais vigentes nos dão para tal tema. Podendo, a partir disso, averiguar como os professores das escolas públicas atuam nesta realidade. E examinar os avanços e as limitações que se dão no cotidiano pedagógico. Abordando uma metodologia qualitativa, foi possível traçar o caminho desta pesquisa e voltar-se para o problema central a que ela se detém: os docentes estão preparados para atuar de forma dinâmica no convívio com a família na escola? É possível que, com a efetiva participação da família, a escola garanta a aprendizagem do estudante?

Tal tema se justifica pelo fato que a participação da família representa uma das grandes dificuldades para os educadores, uma vez que graças as transformações na legislação brasileira, a participação da família no ambiente escolar passou a ser cada vez mais frequente e necessária, ainda que muito distante do que se espera pelos organismos de educação, tendo garantido seu lugar na educação, o que acaba esbarrando em novas situações. Prevalecendo a garantia do pleno direito ao acesso, permanência e aprendizagem do aluno, presumindo-se que a educação seja um direito efetivo de todos os cidadãos.

Por toda sua historia a pedagogia vem procurando responder satisfatoriamente as apreensões que o homem traz sobre a realidade e suas decorrências, tendo entre os vários questionamentos que a ela se ocupa, uma que é primordial: o que é o homem? O que se configura como um grande desafio e em outra análise um caminho para a liberdade do próprio homem, necessitando do uso da razão para debruçar-se sob tal problema, sendo ela própria (a razão) para muitos psicólogos o principio de uma resposta. E com a posição que a ciências da natureza tem se encontrado hoje, a psicologia é relegada ao segundo plano do uso racional, talvez porque seja das indagações, em certa medida, que surge o progresso cientifico, pelo menos para o olhar cotidiano.

Ao falar do nosso cotidiano, ciências, como a pedagogia, procurou demonstrar meios pelos quais se dá a relação dos indivíduos na aquisição do saber e do conhecer, a si e ao outro. Esse conhecimento é uma trajetória que todo homem faz em busca de resposta para sua vida. Assim como o conhecimento primeiro que foi pela construção mitológica, seguindo do uso de uma ciência e de uma filosofia, empregada nas diversas formas de interpretar este conhecimento de mundo.

1. Aprendizagem e Motivação

Aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimento, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com