TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De ética Gera Prejuízos às Empresas"

Ensaios: A Falta De ética Gera Prejuízos às Empresas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  345 Visualizações

A falta de ética gera prejuízos às empresas”

Falência fraudulenta da Parmalat, com uma grande operação no Brasil, foi exposta em 2003, com a descoberta de um endividamento de US$ 11 bilhões de euros, que deliberadamente dissimulado há vários anos, por meio de um sistema fraudulento com base em desvios contábeis. Investimentos (, maquiar o balanço contábil usando empresas em paraísos fiscais ou inflar o lucro são considerados crimes, e é por isso que a justiça brasileira e a italiana, por exemplo, exigem um rodízio de como divulgar documentos manipulados.

A corrupção é um traço cultural, indicador de uma sociedade doente, nesse sentido a educação é fator principal para a democracia, ou seja, para a participação consciente implica para estabelecerem-se mecanismos legítimos de pressão e instrumentos de controle. A prestação de contas como instrumentos de gestão com forte componente ético, é o meio de avaliar a integridade dos processos e a justeza dos objetivos. Corrupção sempre existiu, desde de a gênese da humanidade, mas é certo que o corrupto tem vida curta. Se a corrupção degrada o meio social, sua força não resiste, no entanto, a verdade, no tempo.

A educação empresarial é fundamento de uma ética consciente, construída a base de reflexão e experiência. É importante que se reforce, importa no que denominamos de renovação contínua, em que a organização torna-se comunidade vivencial de aprendizagem, em que todos são educadores e educando. Essa é a dinâmica da vida consciente e inteligente, pois todos exercem influência no relacionamento interpessoal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com