TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Pedagógica em Pedagogia

Por:   •  23/5/2021  •  Dissertação  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Acadêmico(a): Beatriz Neves.

Curso: Formação pedagógica em Pedagogia. 

Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil

 

Resenha Avaliativa 

   A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é um ciclo de grandes desafios para a escola, família, professores e principalmente para as crianças. Isso ocorre devido a diversos fatores como, por exemplo, a ambientação da criança a um espaço novo, com pessoas e culturas diferentes. E cabe à instituição escolar proporcionar aos educandos que estão inseridos nesse meio um lugar acolhedor, pois esta ação é de grande importância para se poder pensar em dar início a qualquer ação pedagógica  desenvolvida pela mesma.

   O vínculo, palavra que tem por significado a junção e união, dentro da educação infantil tem seus papel de destaque porque através deste que é possível conhecer melhor cada criança. Isso, por sua vez, é algo muito rico, pois o professor e a escola não vão conhecer a criança apenas por meio daquilo que os pais falam, mas por aquilo que elas irão demonstrar sem medos ou receios devido ao vínculo criado inicialmente entre as partes.

   A problemática levantada pela monitora Flávia é de grande relevância, pois o brincar na educação infantil é o principal instrumento de aprendizagem e interação das crianças. E ter momentos de brincadeiras proveitosos na escola é bom para o melhor desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, nesse ciclo da educação básica.

   Como professora da turma de três anos iria propor, dentro do projeto da escola brincadeiras, uma feira cultural sobre a temática. Nesta feira teriamos a atividades recreativas dirigidas para incentivar a participação e interação dos alunos como também a participação da família em dias específicos. Tal ação tem como objetivo promover a interação entre seus pares e os adultos que o cercam, fazendo com eles venham também a conhecer novas brincadeiras.

   Portanto, fica evidente que as brincadeiras tem seu papel de destaque dentro do processo de aprendizagem da educação infantil e promover ações que incentivem e propiciem momentos de brincadeiras saudáveis entre as crianças é de grande importância para se ter um bom desenvolvimento dos mesmos nessa fase. Assim, tanto escola quanto família precisam andar juntas para que observem as crianças e estejam atentos aos sinais que elas apresentam, pois desta maneira se conseguirá proporcionar uma educação efetivamente de qualidade para as mesmas.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com