TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA MUDANDO A FORMA DE EDUCAR

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.356 Palavras (14 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 14

MUDANDO A FORMA DE EDUCAR

Daiane Priscila Metzner

Joice dos Santos

Luana Karina Bloedorn

Míria Jorge Gomes

Tutor Externo Danyara Marchetti

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASELVI

Pedagogia (PED1588) Seminário Interdisciplinar I

08/06/2016

RESUMO

Vivemos em pleno século XXI onde tudo muda, inclusive a forma que usamos para educar as nossas crianças. Essas mudanças acontecem pelo governo com novas metas ou com pactos e ações de mudanças, ou pela melhora na formação dos professores. Nossos professores precisam além de cursos e melhorias oferecidas pelo governo, precisam procurar por conta ir atrás do novo e introduzir em sala, para tornar as aulas mais interessantes aos alunos. As nossas escolas também estão em busca dessas mudanças procurando profissionais mais qualificados e em busca da mudança. Inserem as tecnologias na escola, colocam lousas interativas, melhoram sua sala de informática ou as que não tem implantam uma. Não basta apenas inserir a tecnologia, mas também é preciso inserir os pais na vida escolar do aluno, com mostras de trabalho ou reuniões mais interativas. Tudo isso para melhorar nossa educação e trazer mais atenção dos alunos as aulas que muitas vezes são monótonas. O governo também tem seu papel nesse contexto, procurando projetos pra implantar e trazer qualidade de educação aos cantos mais remotos do nosso país.

Palavras-Chave: Educar. Tecnologia. Mudança.

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia está sempre um passo mais a frente, aprimorando equipamentos, meios de comunicação, descobrindo novas maneiras para ajudar o dia-a-dia das pessoas.

Em questão de minutos um turbilhão de informações chega até nós, na área da educação, encontramos um grande desafio pela frente, usar tudo isso a nosso favor, abandonando velhas maneiras de educar. As crianças dos dias de hoje, desde seu nascimento tem contanto com a tecnologia, então o que fazer para chamar a atenção dessas crianças na escola?

O professor tem um papel fundamental nessa etapa usar da criatividade e a todos meios disponíveis para despertar interesse do aluno, trabalho em conjunto e ir sempre em busca de novos conhecimentos.

O governo também precisa fazer sua parte, investindo na qualificação dos nossos professores, pois de nada adianta tanta tecnologia e não temos profissionais qualificados. Vemos na televisão e na internet vários projetos para mudar a educação das nossas crianças e como podemos fazer isso acontecer?  Qual o nosso papel como sociedade nessa mudança?

2 MUDANDO A FORMA DE EDUCAR  

A educação está acostumada, a modelos estruturados, sólidos, previsíveis. O primeiro desafio talvez seja justamente o de abandonar, velhas maneiras de educar. E a internet é uma maneira revolucionaria de ensinar e aprender. Este veículo de comunicação proporciona ao aluno uma ampla área de pesquisas diante de inúmeras possibilidades, inspirando-o a pensar, produzir, sentir-se curioso e buscar por conhecimento. O professor é uma figura fundamental em todo este processo, pois direciona os alunos para que façam bom uso dos meios e tecnologias e também é colocado como ator principal para a educação de um cidadão. Mesmo num mundo aonde há muito além de informações na internet, ainda assim ela é uma grande forma de troca de informações, que se usada corretamente, ajuda a fazer uma boa pesquisa.

Vivemos num novo mundo aonde a tecnologia está ao lado de nossas crianças desde seu nascimento. Ou muito antes de seu nascimento, pois com o avanço das tecnologias e da medicina já possível ver o rosto do bebê, antes mesmo dele nascer. Com isso os professores se veem obrigados a mudar seu jeito de educar, assim atribuindo a tecnologia em sua sala de aula. O uso das tecnologias tem o potencial de modificar os modos de pensar, de ensinar e de aprender, e até mesmo a forma de ver o mundo. Mas a verdadeira mudança vem do professor que com sua criatividade, e integrando a tecnologia em sala de aula.  Segundo Luciana Alvarez[a][b] (2013):

[...] Nascidos numa época em que a tecnologia já fazia parte do dia a dia, os professores que agora chegam às salas de aula procuram novos modos de ensinar e quando encontram dificuldades seguem um comportamento comum: trocam de escola, sem hesitar. [...] [c]

3 AS DIFICULDADES PARA MUDAR A EDUCAÇÃO

As mudanças estão demorando mais do que algumas pessoas pensam, porque os processos de aprendizagem são desiguais, assim como a evolução social e pessoal. Não temos muitas instituições e pessoas que desenvolvam formas avançadas de compreensão e integração, que possam servir como referência. As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumindo entro Governo Federal, Distrito Federal, Estados, Municípios e sociedade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 08 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.  (PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- Apresentação, p. 10)

O governo lançou o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com a intenção de mobilizador todos seus recursos e esforços, na valorização do professor e da escola. A meta do programa é alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, assim o governo acredita no potencial dos nossos alunos e na força das nossas escolas públicas e professores. Mas muitos professores vêm seus alunos de segundo ano como a crianças do primeiro ano, assim não reconhecendo o potencial do aluno, dificultando a mudança na educação proposta pelo governo e deixando todo o objetivo do pacto de lado. Atrasando o processo de alfabetização das nossas crianças.

3.1 AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA OS NOSSO PROFESSORES

A internet é um grande campo de informações, que nos ajuda muito em nosso dia-dia, o que precisa ser feito é dar uma orientação aos alunos para eles aprenderem a filtrar essas informações e use a favor da aprendizagem, esse é um grande desafio para a área da educação.

Os professores precisam ser preparados para não perderem o controle diante de tantas tecnologias digitais, manusear os meios de tecnologia e orientar o aluno a criar novos saberes, e novos uso, saber filtrar a informação podendo falar e escrever sobre a mesma. O uso de novas tecnologias tanto para o professor quanto para o aluno deve servir para sua atividade de pesquisa continua, ir sempre em busca de novos conhecimentos. Os professores devem trabalhar em conjunto com seus alunos, para ajudar aumentar a capacidade, métodos e táticas e principalmente desenvolver novas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (271.6 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com