TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Força Elástica

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Força Elástica

1 – Introdução

Muitas forças da natureza tem a mesma forma matemática que a força exercida por uma mola. Assim, examinando essa força em particular, pode-se compreender muitas outras.

Pela lei de Hooke, a cada esforço F realizado em uma mola helicoidal cilíndrica fixa por uma das extremidades corresponde uma deformação proporcional X. A constante K é chamada de constante elástica (ou constante de força), e é uma medida da rigidez da mola, onde K dá-se a denominação de constante elástica da mola. A constante elástica depende do material de que a mola é feita e de suas características geométricas.

A força resultante no sistema é o peso do corpo de prova, portanto:

2 – Objetivo

O objetivo desse experimento é determinar a constante elástica em um sistema massa-mola em arranjos em série e em paralelo. Utilizando conceitos de conservação de energia e do trabalho realizado por uma força com dependência especial (Lei de Hooke), porém conservativa, chegando nas equações que permitem encontrar a constante elástica em um sistema massa-mola.

3 – Procedimentos experimentais

3.1 – Materiais

Suportes para pendurar a mola, duas molas, três corpos de prova, régua graduada.

3.2 – Métodos

Colocar a mola no suporte e isolar o sistema. Posicionar uma mola no suporte onde foi medida a posição inicial (X0). Logo foram adicionados os três pesos obtendo diferentes comprimentos, respectivamente. Esse procedimento foi realizado para as associações em série e em paralelo, utilizando os mesmos pesos e obtendo diferentes deformações das molas.

4 – Resultados e discussões

Determinou-se, inicialmente, a posição inicial X0=0,110m, então adicionou-se os pesos combinados de 1,02N(caixa), 0,49N(peso maior) e 0,225N(peso menor), obtendo comprimentos diferentes como mostrados na tabela abaixo:

Peso (N) X (m) K (N/m)

1,02 0,06 17

0,49 0,04 12,25

0,225 0,02 11,25

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com