TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fuga das Galinhas

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “A fuga das galinhas” dirigido por Peter Lord e Nick Park e lançado nos anos 2000, conta a história de galinhas da Granja dos Tweedy, pequena propriedade rural, onde são forçadas a serem produtivas em troca da vida.

É possível fazer um relativo entre as empresas que tem como foco a produtividade, em que o funcionário que não produz tem como consequência a demissão, no caso das galinhas elas são avaliadas semanalmente quanto a quantidade de ovos postos, e quando seu rendimento é baixo, são servidas de comida no jantar, ou seja, vivem num ambiente estressante em trabalho escravo, pois vivem no local de trabalho e dele não podem sair em hipótese alguma. Através dessa situação é possível definir a Sra Tweedy como alguém que lidera com autocracia, militarismo e se utiliza de punições de morte. Ao mesmo tempo temos a galinha Ginger que também é uma líder autocrática, ela que tem controle das decisões do grupo, tendo como foco manter todas as galinhas vivas através da fuga do grupo, contudo como seus planos sempre dão errado e não há identificação do grupo com ela, ficando desmotivado com o tempo.

É necessário conhecer as características dessa liderança para melhor entende-la, ela é caracterizada pelos lideres tomaram as decisões do grupo com pouca ou nenhuma opinião dos membros, assim como ditando todos os métodos e processos de trabalho utilizados. Alguns dos benefícios gerados são que as decisões podem ser tomadas rapidamente (já que não existe necessidade de grandes consultas), os processos de trabalho são mais simplificados (por ter menos burocracia e pessoas envolvidas) e os trabalhadores tem tendência a serem mais rápidos e produtivos (desde que o líder esteja presente). Algumas desvantagens dessa liderança podem ser encontradas no filme: como a desmotivação dos membros por não serem ouvidos e não poderem contribuir com suas ideias, a longo prazo aumenta o stress para o líder por ser o único a aguentar todas as responsabilidades durante o tempo todo, e o líder começa a ser visto como controlador e ditador pelas trabalhadores por abusar deste tipo de liderança, conduzindo muitas vezes ao ressentimento entre os membros do grupo (como é o caso da Sra Tweedy).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com