TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundação Getúlio Vargas

Por:   •  14/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Fundação Getúlio Vargas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

DESENVOLVIMENTO HUMANO DE GESTORES

Ezequiel Junior de Figueiredo

 

EXERCÍCIO DE PARTICIPAÇÃO NA AULA

Lages (SC)

(2020)

 [pic 2]

ezequiel junior de figueiredo

EXERCÍCIO DE PARTICIPAÇÃO NA AULA

 Trabalho submetido à Fundação Getúlio Vargas, FGV, para obtenção de nota de participação na disciplina com nome “Ética e Sustentabilidade” na MBA Gestão Estratégica de Pessoas – Desenvolvimento Humano de Gestores.

Professor: Eduardo Elias Farah

Lages (SC)

(2020)[pic 3]

SUMÁRIO

1.        INVENTÁRIO DE FALTA DE ÉTICA:        4

1.1.        VIDA PESSOAL:        4

1.2.        VIDA PROFISSIONAL:        5

2.        MINDFULNESS:        6

3.        EXEMPLO DE FALTA ÉTICA:        7

3.1.        DO FATO:        7

3.2.        SUGESTÃO:        7

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        8

 [pic 4]

  1. INVENTÁRIO DE FALTA DE ÉTICA:

  1. VIDA PESSOAL:

  1. Dificuldade de assumir meus erros, esse item afeta diretamente alguns valores como por exemplo: humildade, integridades e coragem. Esta é uma das principais falhas que tenho, pois quando realizo uma tarefa, presto a maior atenção possível para não cometer erros.

Antigamente eu tentava procurava culpados, e há alguns anos eu percebi esta falha e comecei a me policiar e sempre assumir os meus erros, pois meu pai sempre fala “meu filho não importa o tamanho do erro que você cometeu, sempre os assuma”, mas ainda quando ocorrem eu fico me culpando por algum tempo.

Este item está em desacordo com os três pilares da ética, pois a ação não é boa, a consequência só trará coisas negativas e por último a intenção é negativa porque sei que não traz nada de bom para ninguém.

  1. Não prestar atenção quando outra pessoa está falando comigo, às vezes as pessoas estão conversando comigo eu não presto atenção nelas, estou no celular, ou fazendo qualquer outra coisa e não paro para prestar atenção nelas.

Preciso melhorar muito este ponto, pois isto é um desrespeito, falta de empatia e integridade com a outra pessoa.

 

  1. Utilizar algumas manobras para pagar menos impostos. Por exemplo nos meses de março a abril, eu faço declarações de imposto de renda para alguns conhecidos, e isto me gera entorno de R$ 5.000,00 por ano, e este valor eu deveria declarar na minha declaração. Mas não declaro, então estou sendo eticamente e moralmente errado.

Eticamente errado porque eu tenho a intenção de fazer errado e as consequências disto podem ser ruins.

E moralmente errado porque conforme a legislação, eu deveria declarar e pagar imposto de renda sobre este rendimento, e eu não declaro e nem pago.

  1. VIDA PROFISSIONAL:

  1. Chamar atenção de alguém perto de alguma pessoa, este é um tema que me cuido bastante, mas às vezes no calor da situação acabo chamando atenção da pessoa perto de alguém. Neste caso estou sendo desrespeitoso com meu colega de trabalho, pois ninguém gosta de ser chamado atenção, imagina perto de outras pessoas.

E não estou sendo ético, porque a minha ação não é boa, por mais que queira resolver alguma situação, não devo falar na frente de quem não tem nada a ver com a situação e estou de certa forma fazendo um assédio moral com a pessoa que fez algo errado, por mais que procuro ser o mais educado possível na hora de chamar atenção.

Este é um tema que estarei me policiando para que nunca mais ocorra.

  1. Levar o notebook para uma reunião que não precisa, este é uma ação minha, que se tornou rotina, e ela não é nenhum pouco boa, pois enquanto estão discutindo o assunto pertinente, estou fazendo uma planilha ou respondendo e-mails, ou seja, não estou dando a atenção ao que deveria naquele momento. Então não estou sendo ético pois a ação não é positiva e as consequências podem não serem boas também, visto que na hora que eu deveria contribuir, não faço porque estou prestando atenção em outra coisa.

Após a aula de ética comecei a não levar nada eletrônico para as reuniões, somente um caderno.

  1. Fazer comentários de algum colega sem que o mesmo esteja perto, algumas vezes quando não concordo com a atitude de algum colega gestor, acabo comentando com outra pessoa, sendo que o correto seria chama-lo e conversar diretamente com ele.

Estarei trabalhando que caso ocorra alguma situação, que eu não concorde estarei conversando diretamente com a pessoa, pois eu não sei os motivos dela, então eu posso estar errado no meu julgamento. Não posso sair jugando as pessoas sem ver o outro lado, ou seja, praticar a empatia.

  1. MINDFULNESS:

Nos dias de hoje onde tudo é muito dinâmico, é muito difícil de manter a atenção plena no que fazemos, por exemplo: quantas vezes saímos de casa dirigindo para ir ao serviço e quando chegamos nem lembramos como, não olhamos as paisagens ao redor e nem quantas vezes trocamos de marcha, por exemplo. Isto porque muitas atividades fizemos no automático e não focamos no que estamos realizando no momento e sim nossa mente está pensando no ontem ou no amanhã.

Mindfulness é aplicação de técnicas para poder de manter atenção plena no que está fazendo no momento. Ela trabalha na musculatura do celebro para que consiga trazer a atenção de volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com