TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONOMICO ATUAL

Ensaios: A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONOMICO ATUAL. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

2.2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

2.3 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

2.4 ANALISE ECONIMICA E SOCIAL

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

2.DESENVOLVIMENTO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

a)Descrever porque é importante estudar Teorias da Administração e,quais as contribuições elas podem dar para as organizações;

R- É importante, pois as teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração decisões. Elas também influenciam a forma como nos enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estão inseridas.Contribuem par um bom funcionamento das organizações em todos os setores como um todo.

b)Citar ao menos duas teorias da Administração consideradas mais atuais,e descrever para cada uma delas: Seus princípios;Seus principais autores;as abordagens que as influenciam ;seus principais aspectos e características;Porque vocês consideram as mais atuais.

R- Teoria comportamental e Teoria das relações humanas.

Teoria Comportamental: A teoria comportamental ou behaviorista surgiu nos Estados Unidos,é um desdobramento da escola das relações humanas e também uma oposição a teoria clássica.Nessa teoria os indivíduos participam defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas.Ela tem em sua ênfase na ciência do comportamento.Alguns comportamentalistas são: Abraham Maslow,com a hierarquia das necessidades de Maslow;Douglas Macgregor,com a teoria x e y;e Frederick Herzberg,com a teoria dos fatores motivacionais.

Maslow apresentou uma teoria de motivação no qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis de pirâmide,descrevendo uma hierarquia de importância e de influencia.Segundo ele.o homem é motivado por necessidades organizadas em uma hierarquia de relativa prepotência.As necessidades são fisiológicas,de segurança,sociais,de auto-estima e de auto-realização.

Teoria das relações humanas: com o aparecimento das ciências sociais, surge a teoria das relações humanas, que tem como prioridade as preocupações com as pessoas e, grupos sociais.Suas origens : necessidades de humanizar e democratizar a administração,desenvolvimento das chamadas ciências humanas e das conclusões da experiência de Hawthorne

Algumas das conclusões da experiência de Hawthorne foram que a eficiência do trabalhador se dá não pela sua competência física,mas sim por sua integração com o grupo;os trabalhadores reagem como membros de grupos e não sozinhos ;o reconhecimento do grupo influenciam na motivação do trabalhador;é identificada a existência de grupos informais dentro da organização ,e esses grupos definem suas regras de comportamento;percebe-se também o aumento das relações humanas pela participação nesses grupos ,e que o trabalho repetitivo acaba sendo cansativo e monótono.

Essas duas teorias são bem atuais porque lidam muito bem com o que estamos vivendo atualmente em gestão de pessoas.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

a) Explicar a importância da comunicação e sua influência no ambiente organizacional, descrevendo como ocorre o processo de comunicação;

R-segundo Chiavenato( em MATOS,2004) A comunicação depende de pessoas. Por esta razão é fortemente subjetiva, como também pode ser extremamente rica e profunda, tem haver com relacionamento, interação, conectividade,convivência coesão, compartilhamento, cooperação, comprometimento, aprendizado mudança e inovação. E também com ética, transparência e responsabilidade. O processo de comunicação ocorre quando o emissor ou (codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de um canal (ou meio). Pode ocorrer algum tipo de barreira durante a comunicação (ruído, bloqueio, filtragem), por isso é importante um feedback ou resposta ,completando o processo de comunicação.

b) Abordar as relações do individuo com o ambiente organizacional e a importância do trabalho em equipe.

R-O primeiro passa para uma liderança eficaz nas organizações é uma comunicação adequada.Saber comunicar-se é uma das, mas importantes competências para o profissional ser valorizado numa empresa.

Trabalhar em equipe pode ser mais divertido do que trabalhar individualmente, contribuindo para a melhora no desempenho dentro da empresa.

c) Evidenciar a importância do relacionamento Interpessoal como forma de gerir conflitos organizacionais.

R- As relações interpessoais desenvolvem-se no processo de interação entre os indivíduos.Em ambiente de trabalho, compartilhados por duas ou mas pessoas, existem atividades predeterminadas a serem executadas e consequentemente interações e sentimentos, tais como comunicação, cooperação, respeito e amizade (Moscovici,2001). O relacionamento interpessoal pode acontecer de forma harmoniosa, permitindo o trabalho cooperativo em equipe, através da integração de esforços, da conjugação de energia de conhecimentos e experiências, mas também pode tornar-se tenso e completivo, ocasionando a desintegração de esforços, a divisão de energias e ate dissolução do grupo (Mosc-covici, 2001).

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

a) Abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com