TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE ÁGUA

Por:   •  15/6/2020  •  Artigo  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

MA017 - Gestão da água

Caso Prático

Gestão de Água

  1. Métodos Antigos: captação de água, armazenamento em jarros de barros e cerâmicas, homem também aprendeu a construir poços, canais, represas, aquedutos e toda uma série de obras e artefatos que possibilitaram a primeira grande revolução da humanidade, a revolução agrícola, canais de drenagem para irrigação, utilizada para grandes navegações, pesca.

Usos Atuais: uso industrial, uso para irrigação, uso para energias, agricultura, saneamento, agropecuária, agronegócio, atividades minerárias, entre outras.

  1. O envolvimento da água com a economia está claramente ligado por inúmeros fatores, porem o que percebemos é que a um uso indiscriminado da água, de certa forma ligada a má gestão dos recursos hídricos, com isso a cada ano, atravessamos barreiras cada vez piores na falta de água, e como consequência um desequilíbrio econômico cada vez maior. Cabe ressaltar que é coadunado o caminho da água com a economia, assim vendo que setores importantes, como os industriais, agrícolas, metalúrgicos, farmacêuticos entre outros, são os que mais sofrem com a falta de água, isso gera um forte impacto na economia, assim percebemos cada vez mais nossa dependência desenfreada do uso da água, determinando assim ações abruptas para cuidado ambiental. Nos últimos anos a economia regional vem sofrendo com a escassez hídrica e ambientais, resultados de séculos de exploração desenfreada e uma má gestão dos recursos hídricos, isso obriga setores importantes privados e os governos a buscar medidas para sanar os problemas e assim reestabelecer a economia, um exemplo importante, na empresa que eu trabalho, locada em dois estados no Rio de Janeiro e Goiás, estamos aumentar nossa produção, estamos querendo construir mais um galpão para uma nova máquina de papel, para isso em ambos estados esbarramos com a falta do recurso hídrico para tamanha produção do papel e seus derivados, isso mostra que estamos enfrentando barreiras de desenvolvimento econômico regional e global pois não produziremos para os países que buscam sanar suas necessidades e também de gerar empregos, pois com essa máquina instalada, a média de novos empregos é de 200 a 450 novos empregos, isso demonstra que estamos cada vez mais sendo leniente com o desequilíbrio ambiental. 
  2. No meio município, a gestão é falha, de modo que a fiscalização ambiental é decrépita, não obstante a utilização sustentável das águas é mais vista em âmbito privativo do que governamental, o município não busca incentivar e nem aplicar ações o uso sustentável das águas e do meio ambiente, não raro em si tratando de educação ambiental, estamos caminhando a passos curtos, porem a projetos para viabilizar tais ações.  

Bibliografia

CABRERA, E. e V. ESPERT. (1993). Visão geral do abastecimento de água. O caso da Espanha. Revista de Tecnologia da Água. Ed: Sodimate Ibérica, S.L. Barcelona Espanha). Novembro-93. No. 117: 56-65.

Conteúdo Funiber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com