TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

4 GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS[h1]

A gestão tributária faz parte dos diversos processos existentes dentro do direito, que se refere ao conjunto de normas que tem como objetivo principal disciplinar a vida em sociedade e tornar a convivência entre as pessoas harmônica; o gerenciamento dos tributos em uma empresa, por sua vez, visa controlar todas as relações diretas com impostos, contribuições ou taxas, trazendo um melhor planejamento e adequação por parte das empresas e organizações e a correção de possíveis erros de interpretação, otimizando assim, todos os fluxos da entidade, sendo que, com um controle de pagamentos e cobranças de taxas correto, ocorre, por consequência, a redução de custos e aumento de confiabilidade por parte da instituição.[h2] (conhecimentos adquiridos em aula).

“O imposto se trata de uma espécie tributária, que ocorre mesmo sem uma contraprestação de serviço, ele é compulsório, ou seja, exigido pela lei. As taxas, por outro lado, são cobradas a partir da utilização efetiva ou potencial de um serviço público, desde que seja específico e divisível. As contribuições de melhoria são feitas para que ocorram avanços ou realizações de obras públicas”. (MARTINS, Ricardo Silveira; CAIXETA FILHO, José Vicente).

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.” (Código Tributário Nacional – CTN – Lei nº 5.172/66 – Art. 3º)

Todos os departamentos de uma empresa, em principal os gestores, devem saber que todos os setores estão envolvidos de forma direta na gestão de tributos, e não somente a área que é responsável pelos impostos, visto que, todos os demais departamentos possuem uma rotina fiscal, assim como a logística, que possui altos custos de impostos com armazenagem; transportes; importação[h3]; movimentação de materiais, tais como: COFINS; IPI; ICMS; ISS; dentre outros.(conhecimentos adquiridos em aula).

4.1 Tributos em transportadoras

O Assaí Atacadista, atualmente, trabalha com o transporte rodoviário de carga, onde recebe os produtos de seus fornecedores, que transportam cargas em geral, além dos tributos comuns como o pedágio, existem diversas taxas cobradas aos transportadores, o que impacta diretamente nos custos para empresa. Para a definição de cobrança de impostos, existem os três tipos de regimes tributários, que são:

• Lucro Real: O tributo é calculado sobre o lucro líquido, é utilizado em empresas multinacionais e corporativas;

• Lucro Presumido: É utilizada por pessoas jurídicas que não possuem a obrigação de apresentar seus resultados de lucro real à receita federal, sua base de cálculo é fixada pela legislação e pode variar de 1,6% a 32%;

“No caso de transporte de cargas, o percentual de lucro presumido é de 8% (oito porcento), ou seja, mesmo que você nem tenha lucrado, terá de pagar sobre a hipótese de 8% de lucro.” (Ed Trevisan.)

• Simples Nacional: Utilizado por micro e pequenas empresas, possui valores baixos de alíquotas pois seu valor varia de acordo com o faturamento.

“A empresa optante pelo Simples Nacional deve recolher o imposto conforme a receita bruta (faturamento), variando as alíquotas de acordo com a atividade desempenhada, como por exemplo: Comércio: de 4% à 11,61%; Indústria: de 4,5% à 12,11%; Serviços: de 4,5% à 17,42%.” (Ed Trevisan).

4.2 ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS, é o principal imposto cobrado em qualquer operação que se relacione com a movimentação de materiais e prestação de serviços de transporte, ele pode ser, facilmente, identificado nas notas fiscais emitidas, onde deve estar indicada a base de cálculo utilizada, o valor do imposto e a alíquota.

“O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços, como telecomunicação, transporte intermunicipal e interestadual, importação e prestação de serviços, e etc.Ele também incide na circulação de mercadorias como eletrodomésticos, alimentos e bebidas, cosméticos e muitos outros, a cobrança do ICMS é de responsabilidade de cada estado brasileiro, pois eles devem instituir valores tabelados para as mercadorias.” (BORGES, Humberto Bonavides).

O principal fator gerador da cobrança do ICMS praticado no Assaí Atacadista é o transporte interestadual.[h4]

4.2.1 – IPI - imposto sobre os produtos industrializados

O que o imposto sobre os produtos industrializados, tanto os nacionais quanto os importados, cada vez que um produto sai da fábrica, o IPI é cobrado. No caso dos produtos importados, o imposto é cobrado no porto. O IPI é um imposto federal e o dinheiro arrecadado vai para o tesouro nacional.

“Todos os produtos industrializados estão passíveis a serem taxados, sejam eles beneficiados, transformados, montados, acondicionados ou restaurados. Ou seja, mesmo que se trate de uma industrialização parcial, esse produto está sujeito ao imposto. Porém, ele não é cumulativo, mesmo que passe por diversos processos de industrialização, o imposto será o mesmo.” (BORGES, Humberto Bonavides).

4.2.2 ISS- Imposto sobre Serviço

Imposto Sobre Serviços - (ISS), Trata-se de um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal. Isso significa que todos os valores recolhidos a título de ISS são destinados aos cofres públicos municipais. Sua incidência se dá nos casos em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com