TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gameficação no Ensino da Matemática

Por:   •  4/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.485 Palavras (22 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO





Alessandro Barbosa

Bianca de Aragão da Silva

Fernanda Barletta

Lazara Raquel Gomes dos Santos

Patrícia Fedrizzi da Silva





A gamificação no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental.




Vídeo do Projeto Integrador

 




Piracicaba - SP

2023

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO




A gamificação no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental.



 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador III para o eixo de Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). 

                                                                        













Piracicaba - SP

2023

BARBOSA, Alessandro; SILVA, Bianca Aragão da; BARLETTA, Fernanda; SANTOS, Lazara Raquel Gomes dos; SILVA, Patrícia Fedrizzi da. A gamificação no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental. 19f. Relatório Técnico-Científico. Eixo de Licenciatura – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Luana Priscila de Oliveira. Polo: Piracicaba, 2023.

RESUMO

São muitas as dificuldades encontradas para desenvolvimento de novas metodologias em sala de aula. Pode ser devido à falta de estrutura física, ao volume de conteúdo para ministrar ou até pela falta de recursos que promovam o bem-estar e a criação de conexões entre aluno-turma e aluno-professor. A implementação de novas estratégias em sala pode auxiliar os alunos no aprendizado e os professores na aplicação dos conteúdos já determinados para o ano letivo. Com este foco, este trabalho busca a resposta na Gamificação e na Aprendizagem por Estações com objetivo de facilitar o aprendizado e promover a interação e participação coletiva. O objetivo é a implementação de atividades que auxiliam o desenvolvimento do conhecimento, de maneira divertida, simples e de fácil aplicação, de modo que a falta de estrutura não seja um empecilho para a construção do saber. Um caso prático foi escolhido como base para o desenvolvimento do trabalho: relatos de uma professora do Ensino Fundamental, referente às dificuldades dos alunos na realização de operações matemáticas básicas e de conhecimento sobre geometria. Face a dificuldade relatada procurou-se por atividades que pudessem contribuir com o processo de aprendizagem da matemática. A análise e busca da solução foi feita através de pesquisa bibliográfica e, também, por pesquisa de campo, com entrevista à professora, para conhecer as maiores demandas da turma. Após a aplicação da atividade, foi realizada a análise dos resultados para as considerações finais e discutido se as atividades são compatíveis com a realidade escolar atual.

PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Gamificação; Estações de Aprendizagem; Metodologias Ativas; Ensino Fundamental.




SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO .........................................................................................        04        

2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................        05        

        2.1. Objetivos .............................................................................................        05

        2.2. Justificativa e delimitação do problema ..............................................        05

        2.3. Fundamentação Teórica ......................................................................        05

        2.4. Metodologia ........................................................................................        11

        2.5. Resultados Preliminares: Solução Inicial ...........................................        12

3. REFERÊNCIAS .......................................................................................        17        


















1. INTRODUÇÃO

A construção do conhecimento é um assunto amplamente discutido entre os docentes, com o intuito de promover o conhecer com qualidade e não apenas quantidade.

A educação, como formadora do ser humano, é de extrema importância, dessa forma, sempre busca evoluir e agregar novas maneiras de construção diária e ininterrupta do conhecimento para assim auxiliar na compreensão do conteúdo pelos alunos.

Implementar novas temáticas faz com que o ambiente de aprendizagem vá além dos limites da construção física de uma sala de aula, mas que tenha conexão com a rotina do estudante, de modo que, os conteúdos sejam associados com simples situações corriqueiras, como um troco em uma compra e que cada novo aprender seja motivo de empolgação.

O desenvolvimento de atividades em grupo, principalmente no Ensino Fundamental produz o exercício do raciocínio lógico e a resolução de problemas; além de estimular a competitividade saudável, o trabalho em equipe e promove a ruptura do medo em relação a disciplinas com certa resistência e medo, como é o caso da Matemática.

A introdução de novas formas de ensino, embora pareça simples, não é, pois são encontrados obstáculos, como a falta de tempo para aplicações, a falta de recursos físicos e inclusive didáticos, porém deve-se atentar ao fato que são de suma importância, produzindo o entendimento mais rápido e eficaz em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (216 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com