TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geomática

Por:   •  17/5/2017  •  Resenha  •  6.431 Palavras (26 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 26

Cartografia

  1. O que é DATUM?

Ponto, linha, ou plano de partida para se medir alguma coisa. Superfície de referência que consiste de 5 valores: a latitude e a longitude de um ponto inicial, o azimute duma linha que parte desse ponto e duas constantes indispensáveis para a definição do elipsoide terrestre.

  1. DATUM planimétrico horizontal e vertical?

Vertical - refere-se ao plano do nível do mar, a partir do qual se medem as altitudes.

Horizontal - refere-se aos planos do Equador e do meridiano 45 graus à oeste de greenwich (cartas nacionais) ou o meridiano de greenwich (cartas internacionais).

  1. DATUM global?

WGS-84, SIRGAS-2000 E NAD-83

  1. DATUM locais?

SAD-69, Córrego Alegre, NAD-27, Indian

  1. DATUM altimétrico

Superfície de referência para a contagem das altitudes. Rede de manégrafos faz medições contínuas para a determinação do nível médio dos mares. Adota-se um dos manégrafos como ponto de referência do datum vertical. No Brasil usa-se o de Imbituba em SC.

  1. Geodésia – 5 Figuras que representam a forma física da terra

-A superfície Topográfica (forma física real); - O Geoide (forma fisica do campo gravítico real);

- O Elipsoide de referência (forma matemática aproximada);

 - O Teluroide (forma do campo gravtíco a superfície);

- O Quasi-geoide (teluroide reduzido ao nível médio do mar);

  1. Projeções cartográficas que podem ser utilizadas:

Projeção cônica

Projeção cônica secante

Projeção cilíndrica obliqua/ secante/ transversa e tangente

  1. A maiorias das cartas confeccionadas no Brasil, por levantamentos aerofotogramétricos são executadas utilizando-se o Sistema de Projeção UTM.
  2. Projeção geométrica e analíticas

Geométrica- Baseiam-se em princípios geométricos projetivos. Podem ser obtidos pela interseção, sobre a superfície de projeção, do feixe de retas que passa por pontos da superfície de referência partindo deum centro perspectivo (ponto de vista).

Analíticas- Baseiam-se em formulação matemática obtidas com o objetivo de se atender condições (características) previamente estabelecidas (é o caso da maior parte das projeções existentes).

Introdução ao SPRING

  1. Definição de dados temáticos

Dados temáticos descrevem a distribuição espacial de uma grandeza geográfica, expressa de forma qualitativa, como os mapas de pedologia e a aptidão agrícola de uma região. Estes dados, obtidos a partir de levantamento de campo, são inseridos no sistema por digitalização ou, de forma mais automatizada, a partir de classificação de imagens. Os dados apresentados na figura a seguir (mapa de vegetação e mapa de declividade) são exemplos de dados temáticos.

  1. Definição de dados cadastrais

Um dado cadastral distingue-se de um temático, pois cada um de seus elementos é um objeto geográfico, que possui atributos e pode estar associado a várias representações gráficas. Por exemplo, os lotes de uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos (dono, localização, valor venal, IPTU devido, etc.) e que podem ter representações gráficas diferentes em mapas de escalas distintas. Os atributos estão armazenados num sistema gerenciador de banco de dados.

  1. Definição de redes

Em Geoprocessamento, o conceito de "rede" denota as informações associadas a: • Serviços de utilidade pública, como água, luz e telefone; • Redes de drenagem (bacias hidrográficas); • Rodovias. No caso de redes, cada objeto geográfico (e.g: cabo telefônico, transformador de rede elétrica, cano de água) possui uma localização geográfica exata e está sempre associado a atributos descritivos presentes no banco de dados.

As informações gráficas de redes são armazenadas em coordenadas vetoriais, com topologia arco-nó: os atributos de arcos incluem o sentido de fluxo e os atributos dos nós sua impedância (custo de percorrimento). A topologia de redes constitui um grafo, que armazena informações sobre recursos que fluem entre localizações geográficas distintas

  1. Definição de modelo de dados MNT

O termo modelo numérico de terreno (ou MNT) é utilizado para denotar a representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. Comumente associados à altimetria, também podem ser utilizados para modelar unidades geológicas, como teor de minerais, ou propriedades do solo ou subsolo, como aeromagnetismo. Um MNT pode ser definido como um modelo matemático que reproduz uma superfície real a partir de algoritmos e de um conjunto de pontos (x, y), em um referencial qualquer, com atributos denotados de z, que descrevem a variação contínua da superfície

  1. Definição de imagens

Obtidas por satélites, fotografias aéreas ou "scanners" aerotransportados, as imagens representam formas de captura indireta de informação espacial. Armazenadas como matrizes, cada elemento de imagem (denominado "pixel") tem um valor proporcional à energia eletromagnética refletida ou emitida pela área da superfície terrestre correspondente.

Características importantes de imagens de satélite são: o número e a largura de bandas do espectro eletromagnético imageadas (resolução espectral), a menor área da superfície terrestre observada instantaneamente por cada sensor (resolução espacial), o nível de quantização registrado pelo sistema sensor (resolução radiométrica) e o intervalo entre duas passagens do satélite pelo mesmo ponto (resolução temporal).

  1. Definição de modelo de campos

O modelo de campos enxerga o espaço geográfico como uma superfície contínua, sobre a qual variam os fenômenos a serem observados segundo diferentes distribuições. Por exemplo, um mapa de vegetação descreve uma distribuição que associa a cada ponto do mapa um tipo específico de cobertura vegetal, enquanto um mapa geoquímico associa o teor de um mineral a cada ponto

  1. Modelo de objetos

O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. Para definir o modelo, seguir-se-ão os seguintes passos: 1. definir as classes básicas do modelo e estabelecer as suas relações, dentro dos princípios de especialização, generalização e agregação; 2. estabelecer como é possível, a partir do modelo, definir um esquema conceitual para um banco de dados geográfico, por especialização das classes básicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com