TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao Administrativa Da Empresa Pernambucanas

Casos: A Gestao Administrativa Da Empresa Pernambucanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 10

1-Introdução

Identificar as estratégias utilizadas pelo setor do varejo é parte fundamental para entendermos os caminhos que levaram à sobrevivência e ao sucesso de algumas organizações varejistas brasileiras. Ao decorrer desses anos, o varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial do Brasil e do mundo. Muitos modelos de lojas foram cedendo lugar a novos formatos, mais eficientes e adequados às novas necessidades do mercado consumidor.

As rápidas mudanças que ocorrem no setor obrigam as empresas a criar e manter vantagens competitivas, tarefa que têm se mostrado cada vez mais desafiadora. Neste trabalho procuramos evidenciar as estratégias que permitiram a Pernambucanas consolidar sua posição no comércio varejista brasileiro.Apresentaremos um breve resumo da teoria sobre os tipos de estratégias utilizadas no varejo.

2-Desenvolvimento

O crescimento do setor varejista está diretamente atrelado ao panorama econômico do pais.

A região administrativa de Araçatuba, localizada a oeste do estado de São Paulo compreende 43 municipios e possui 673 mil habitantes.

A economia na região e marcada pela importância da agropecuária e pelo bom desempenho da industria. A região de Araçatuba e responsável por 7,6 da produção agropecuária do estado. A atividade industrial e pequena gerando apenas 0,6 do valor adicionado da industria estadual.a confeccão de artigos de couro se destaca com 18,7 do valor adicionado estadual.

Apesar de não ser uma região de muitas riquezas oferece uma boa qualidade de vida pra seus moradores.isso devido a elevada participação das atividades agropecuaria e da geração da energia elétrica na economia.

As principais indústrias pertencem aos setores frigoríficos; metalúrgico calçadista; moveleiro; laticínios ;açúcar e álcool;confecções e instrumentos cirúrgicos.A fabricação de alimentos e bebidas e a maior responsável pelo geração de valor adicionado e a segunda na geração de emprego na região.A dinâmica industrial esta ligada principalmente a produção pecuária que faz de Araçatuba a capital do boi gordo.a industria de álcool combustível também e relevante na região.

As estratégias empresariais são ações executadas para melhorar a posição da organização diante dos concorrentes reais ou potenciais e materializam-se através da busca de: vantagens em relação aos concorrentes, atendimento às necessidades dos clientes e adaptação às mudanças ambientais. Tachizawa e Rezende (2002) definem estratégias empresariais como “o conjunto de ações que uma organização empreende com a finalidade de melhorar o seu desempenho presente e futuro”.

Os varejistas competem entre si com base em suas estratégias individuais, ou seja, planejamento para ganhar vantagem competitiva com objetivo de conquistar a preferência de seus mercados-alvos. Os conceitos de custo, diferenciação e foco desempenham papel fundamental no desenvolvimento estratégico do setor varejista. Esses conceitos devem, ser observados pelas empresas que buscam sucesso no varejo, pois fazem parte da estratégia competitiva e possuem particularidades que definem a forma de atuação da empresa. Na estratégia competitiva de custo a empresa concentra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, entre outros, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. A estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado na imagem , tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc., com a finalidade de criar singularidades para o consumidor. A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará, atendendo a segmentos ou nichos específicos.

Porter (1989) define vantagem competitiva como ‘a capacidade de fornecer aos consumidores, serviços ou produtos superiores e essa superioridade é obtida através da inovação, da garantia da qualidade do produto, da fabricação e da distribuição, fazendo que as empresas agreguem valor para seus clientes atuais e potenciais”.

O perfil do varejo brasileiro possui características básicas dentre as quais destacamos: a procura e seleção dos produtos, a aquisição, distribuição, comercialização e entrega; o setor é tradicionalmente absorvedor de mão-de-obra menos qualificada e caracterizada por alta rotatividade; as estratégias de marketing refletem a sazonalidade da demanda que é significativamente importante para o setor varejista.

Dentre os setores da economia o varejo é o mais suscetível à política econômica, o volume de vendas do setor está diretamente vinculado às mudanças na conjuntura econômica do país, especialmente nos indicadores de renda dos consumidores. A variável fundamental para as vendas da chamada linha branca, geladeiras e máquinas de lavar dentre outros, é a disponibilidade de crédito, pois esses produtos são de maior valor e, por conseguinte, predominam as vendas à prazo, instrumento oferecido pela maioria das lojas ao consumidor final. A venda financiada ao mesmo tempo em que potencializa negócios e diferencia serviços prestados, requer empresas capitalizadas em bases sólidas, devido ao risco de inadimplência.

A tecnologia trouxe melhores métodos de gestão , redução de custos e um melhor atendimento as necessidades dos clientes

A mudança de comportamento do consumidor impulsionou a dinâmica do setor, o consumidor passou a ser mais exigente valorizando sua compra, influenciando os varejistas a praticarem: preços baixos, alta qualidade, entrega rápida, entrega confiável, produtos e serviços inovadores, ampla variedade de produtos e serviços e formas de pagamento diferenciadas.

O varejo capta mais rapidamente eventuais movimentos que alterem as relações socioeconômicas e do estilo de vida da população e em função disso tem aumentado o número de serviços adicionais oferecidos a população pelas grandes redes varejistas, dentre os quais podemos destacar as listas de casamento, os cartões de afinidade, serviços de atendimento a clientes – SAC. Esse novo hábito dos consumidores tem aumentado à importância do varejo no Brasil e, em conseqüência disso, sua constante evolução.

A disputa pelo consumidor, cada vez mais exigente e informado, tendo à sua disposição uma oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com