TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO, ANÁLISE DA GESTÃO ADMINISTRATIVA DA EMPRESA: NATURA COSMÉTICOS S/A

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR II

GESTÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

São Carlos

2012

[pic 2]

INTERATIVA

Antonio Roberto de Carvalho RA: 1209600

Marilda Cristina Rodrigues RA: 1215931

Ivania Maria Muller Ninelli RA: 1206741

Sueli Gomes dos Santos RA: 1212864

ESTUDO, ANÁLISE DA GESTÃO ADMINISTRATIVA DA EMPRESA: NATURA COSMÉTICOS S/A

PIM: Projeto Intergrado Multidisciplinar; curso

De Recurso Humanos.

São Carlos

2012

RESUMO

A empresa Natura Cosméticos S/A, conquistou um grande lugar no mercado no ramo de cosméticos, o diferencial que cada produto apresenta faz com que a marca da empresa seja cada vez mais conhecida e admirada pelo publico.

Neste projeto observaremos que a empresa não é só exemplo de qualidade dos produtos mas também em gestão financeira, logística e mercado.

Consolidado como terceiro maior mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, o Brasil continua a oferecer condições para a expansão do setor a taxas superiores às da indústria global. Os investimentos que foram realizados nos últimos anos e que a Natura intensificará em 2012 representam um consistente movimento que prepara a Natura para capturar as oportunidades desta década no Brasil e em operações Internacionais.

Consideramos pesquisas e relatórios divulgados pela Natura e pesquisas de aceitação do publico e aumento tanto de vendas quanto de vendedores.

Palavras - chaves: Natura Cosméticos, economia e mercado, gestão financeira, relatórios anuais.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apresentar dados de pesquisas e expor os pontos que levaram o sucesso da empresa Natura. Foram abordados temas como: matemática aplicada, relatórios financeiros, fórmulas matemática, estratégias de economia e mercado e logística. Podemos observar com o resultado do trabalho, quanto é complexa a administração de um negocio independente do porte, e assim concluímos que a empresa Natura superou vários desafios mais é um exemplo de gestão empresarial.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................6

  1. MATEMATICA APLICADA E ANALISE DOS RESULTADOS OBTIDOS.....8
  1. ECONOMIA E MERCADO..............................................................................10
  1. ESTRATEGIAS DE MERCADO ....................................................................10
  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.................................................11
  1. GESTÃO DE ESTOQUE E LOGISTICA.........................................................13
  1. CONCLUSÃO..................................................................................................16
  1. REFERÊNCIAS...............................................................................................17
  1. INTRODUÇÃO

As empresas de cosméticos possuem um grande número de clientes consumidoras em todo o mundo. A Natura é a empresa brasileira que mais faz sucesso no país, está entre a preferência da maioria das mulheres e possui um índice de clientes muito alto. A Natura  oferece sempre os melhores produtos de cosméticos e com preços bastante acessíveis, também trabalha para melhor atender as suas clientes e oferece formas de pagamento facilitadas, tudo com o objetivo de garantir a total satisfação de todas as consumidoras e clientes da Natura.

No que diz respeito a economia e mercado a empresa Natura acredita que a expansão internacional por meio de uma marca de expressão global mantém como importante vetor para nossa evolução futura. Vale ressaltar que, ainda antes do agravamento da crise econômica global em 2009, a Natura tomou a decisão de postergar, sem prazo definido, a entrada no mercado dos Estados Unidos.

Com o objetivo de estreitar o relacionamento dos consultores com a empresa, a Natura ampliou o modelo Consultora Natura Orientadora (CNO) no Brasil. A medida trouxe os resultados esperados: apoiou o crescimento do canal e elevou as vendas. Para o consumidor final, o modelo gera melhor atendimento, como resultado do maior volume de treinamento e do aumento da quantidade de consultoras e consultores.

As estratégias de mercado que a empresa Natura implantou é a venda direta de porta a porta onde os consultores oferecem o catalogo e levam consigo amostras de cada produto permitindo que o cliente conheça antes de comprar. Há também a possibilidade do consultor comprar em grande escala alguns produtos para trabalhar com pronta entrega, isso é uma das estratégias de marketing que alguns consultores aderem.

A Natura tem como política de gestão de risco manter seus resultados, projetados em período de pelo menos seis meses, o mais possível independentes de oscilações cambiais.O modelo de proteção, que leva em conta as variações do câmbio na compra de insumos, nos investimentos externos e nos saldos em outras moedas, influenciou positivamente o resultado financeiro líquido no 4T08 e no exercício de 2008.

A logística nos últimos tempos se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e conseqüentemente uma

fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Além de estar ligada à agilidade com

que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos. O uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira é a principal plataforma tecnológica da Natura.

A empresa entende que o desenvolvimento das comunidades fornecedoras é fundamental para a conservação do patrimônio ambiental. Estabelecer e manter essa rede de relacionamentos e inseri-la no modelo de negócios é um desafio que a Natura assumiu há alguns anos, com o propósito de incentivar a conservação ambiental e valorizar o conhecimento tradicional. A complexidade da logística de abastecimento (que envolve custos, qualidade e rastreabilidade dos insumos); o marco regulatório ainda em construção que rege os diversos aspectos desse relacionamento; e a diversidade cultural e social das comunidades envolvidas compõem um cenário que exige esforço contínuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (616.4 Kb)   docx (407.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com