TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução dos métodos de gestão da empresa

Relatório de pesquisa: A evolução dos métodos de gestão da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.950 Palavras (20 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades para desenvolver bem seu trabalho, o administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.A seguir veremos como um administrador deve demonstrar e utilizar suas habilidades em relação e execução do trabalho, bom relacionamento, direcionamento das decisões das organizações, como habilidades podem se alterar durante o tempo, etc.

Veremos como as teorias viam cada individuo que falam sobre como as organizações devem se portar diante do comportamento das pessoas e o que Weber, Marx e Durkheim falam sobre a sociedade capitalista, quais as teorias que eles apresentam sobre esse assunto. Buscaremos entender o conceito de anomia, racionalização, e alienação explicados por estes três filósofos. Todas estas teorias hoje são interligadas dando ao trabalhador e as organizações fundamentos para conhecer e compreender sua estrutura, sua identidade e seus direitos e deveres, as relações entre trabalho e empresa buscando uma sociedade cada vez mais justa. Marx, Weber e Durkheim explicaram três conceitos importantes sobre anomia, racionalização e alienação aplicadas à categoria trabalho, veremos também o significado dessa palavra e como o trabalho e tão importante para o ser humano.

Um bom administrador deve também ter uma boa comunicação dominando todos os níveis de linguagem para que possa entender bem tanto a linguagem dos seus colaboradores quanto a linguagem técnica apresentada por níveis mais superiores de seus colaboradores ou fornecedores de sua organização, para finalizar veremos em uma entrevista com um trabalhador e com um gestor confrontando as suas idéias como um e outro entendem suas funções e as funções do outro.

Desenvolvimento.

As habilidades do administrado são as seguintes: habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”, Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais; Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”, Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional; Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Segundo Chiavenato (2000, p. 3): “Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato”, as habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo. As habilidades de modo geral, podem se alterar durante o tempo, devido a mudanças freqüentemente acontecidas, nas organizações.

Na visão sobre o ser humano apresentamos duas teorias que se denominam x e y,na teoria ‘x’ as pessoas em sua maioria não são ambiciosas, evitam correr riscos, assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas". Ora, se a maioria das pessoas é assim, compete à organização desenvolver ambientes, condições, cargos, atribuições, tarefas, atividades, processos de trabalho que reflitam esse conceito sobre a natureza humana no trabalho, que repercutam esta constatação, já que a tomam por verdade quase que de maneira absoluta já a teoria Y não afirma o contrario da teoria X, não diz que a maioria das pessoas é ambiciosa, quer assumir responsabilidades. Apenas diz: "o autocontrole, freqüentemente solicitado no ambiente organizacional, se torna indispensável à consecução dos objetivos da empresa".O autocontrole é possível desde que se desenvolvam ambientes de trabalho com as condições especificas para que ele se fomente, surja e brote. A função de um executivo que acredite nos pressupostos da Teoria Y será, então, desenvolver esses ambientes e processos favoráveis ou facilitadores ao autocontrole no trabalho. O Termo trabalho se refere a uma atividade própria do homem. Também outros seres atuam dirigindo suas energias coordenadamente e com uma finalidade determinada. Entretanto, o trabalho propriamente dito, entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano. Neste processo, o homem se enfrenta como um poder natural, em palavras de Karl Marx, com a matéria da natureza. A diferença entre a aranha que tece a sua teia e o homem é que este realiza o seu fim na matéria. Ao final do processo do trabalho humano surge um resultado que antes do início do processo já existia na mente do homem. Trabalho, em sentido amplo, é toda a atividade humana que transforma a natureza a partir de certa matéria dada. A palavra deriva do latim "tripaliare", que significa torturar; daí a passou a idéia de sofrer ou esforçar-se e, finalmente, de trabalhar ou agir. O Trabalho, em sentido econômico, é toda a atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria prima, geralmente com a ajuda de instrumentos, com a finalidade de produzir bens e serviços.

A seguir citaremos teorias de três filósofos que falam sobre a sociedade capitalista, são eles: Weber apresenta o Capitalismo Ocidental, cientificamente, como tendo suas principais características do Sistema Capitalista a organização capitalista racional do trabalho livre, a separação dos negócios da moradia da família e a implementação da contabilidade racional; da qual se origina a classe burguesa ocidental ligada estreitamente à divisão do trabalho, segundo Marx, a divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com