TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao ambiental

Por:   •  29/9/2015  •  Dissertação  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 O que é gestão ambiental? Explique seu surgimento e importância        

2.2 As normas ISO 14000 sobre Gestão Ambiental estão organizadas em dois

grupos, quais são eles? Explique cada grupo        

2.3 Escolha uma das normas ISO 14000 apresentadas e explique-a detalhadamente............................................................................................................

2.4 O que é Sistema de Gestão Ambiental? Quais são as etapas para se

implantar um SGA?......................................................................................................5

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Entenderemos a gestão ambiental, o surgimento e a importância deste sistema por meio da gestão ambiental empresarial e das etapas necessárias para desenvolver um sistema de gestão ambiental.

Serão apresentadas as normas ISO 14000 sobre a gestão ambiental, sua organização nos dois grupos e explicar cada um. Por fim, apresentaremos as etapas de implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA).


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 - O que é Gestão Ambiental? Explique seu surgimento e importância.

A gestão ambiental é a administração de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional e consciente os recursos naturais e a preservação da biodivercidade. Também fazem parte do contexto de conhecimentos relacionados  à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas como por exemplo técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável.

Teve seu surgimento entre os anos de 1970 e 1980. A primeira na década de 70, onde nos países desenvolvidos o governo impôs aos administradores melhoras diretamente ao meio ambiente. Já na década de 80, teve um crescimento muito grande de ambientalistas, que passaram a admitir papeis muito importantes na escolha de estratégias ambientais corporativas. O ponto chave e importância da gestão ambiental está na relação entre desenvolvimento sem que exista destruição e degradação do meio ambiente e biodiversidade.

2.2 - As normas ISO 14000 sobre Gestão Ambiental estão organizadas em dois grupos, quais são eles? Explique cada grupo.

O ISO 14000 é um conjunto de normas técnicas e administrativas que estabelece parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas. Estas normas foram criadas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização).

Os dois grupos são; normas orientadas para a melhoria ambiental de produtos e as normas direcionadas para o processo (organizações). As normas direcionadas para a melhoria ambiental de produtos têm como objetivo

desenvolver uma base comum aos vários esquemas, privados, nacionais e regionais de avaliações de produtos, já as direcionadas para o processo (organizações), têm como objetivo apontar a realização de uma gestão ambiental com qualidade, solidez e consciência, para reduzir os riscos nas atividades e facilitar o comércio.

2.3 – ISO 14005

Esta norma fornece orientação para todas as organizações, mas particularmente para pequenas e médias empresas, no desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria em fases de um sistema de gestão ambiental, também inclui conselhos sobre integração e no uso de técnicas da avaliação de desempenho ambiental. Obs.: Esta norma é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu nível de desenvolvimento, da natureza das atividades empreendidas ou do local onde ocorrem. Para obtenção da certificação do empreendimento pela ISO 14005, se faz necessário que o mesmo esteja dentro dos requisitos determinados. Geralmente uma empresa terceirizada é contratada para fazer uma auditoria e verificar se o sistema ambiental da empresa e sua adequação a ISO 14005 serão aceitas. As certificações têm validades, e para a manutenção e re-certificação da ISO novas auditorias são obrigatórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (167 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com