TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental Nas Organizações

Artigos Científicos: A Gestão Ambiental Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

A Gestão Ambiental nas Organizações

RESUMO

Diante da perplexidade mundial frente aos efeitos ambientais resultantes da atuação do homem sobre a natureza, percebe-se finalmente que o crescimento econômico da maneira como tem sido conduzido só pode levar a um resultado: caos. A análise das práticas de controle de qualidade mostra que não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de qualidade ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo e dos indivíduos, mas também do meio empresarial.

Entre as tecnologias disponíveis, as normas e regulamentos para sistemas de gestão ambiental são um esforço no sentido de as organizações assumirem suas responsabilidades frente ao futuro do planeta. A compreensão do processo de gestão ambiental faz a grande diferença quando da constatação dos resultados empresariais.

Este trabalho é fruto de intensa pesquisa teórica na área de gestão ambiental, traçando-se paralelos com o potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável das organizações.

Palavras-chave: gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, qualidade.

Introdução

Temas ambientais transformaram-se em um ponto crítico para os negócios nos últimos anos. Para as organizações, conformidade com regulamentos, decisões legais de responsabilidade financeira por danos ambientais e aumento da importância dada por parte dos clientes e grupos interessados, aos efeitos ambientais relatados na manufatura do produto, têm feito do fator ambiental uma variável estratégica, com implicações em produtos, processos e procedimentos de operação, controle e gerenciamento.

Para a boa imagem da organização e a manutenção e ampliação dos seus mercados tornou-se fundamental agregar ao sistema de gerenciamento a gestão do meio ambiente .

Tomados juntos o crescimento econômico, a deterioração ambiental, o aumento das tendências em direção à transparência dos processos industriais e o crescimento dos custos de desobediência às regulamentações ambientais, implica-se uma necessidade de minimizar o impacto ambiental das atividades organizacionais e, simultaneamente, manter ou aumentar os níveis de produtividade em um mercado competitivo global. Assim, o grande desafio das organizações é conciliar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais.

No sentido de mudar o paradigma do crescimento econômico ilimitado e para atender às pressões por uma maior qualidade ambiental, a gestão ambiental propõe um sistema onde há a possibilidade de desenvolvimento de uma produção ecologicamente correta, de construção de uma cultura baseada em valores ambientais e, além disso, de que tudo isso seja adaptado à realidade de cada organização.

Objetivos

Objetivo geral

Demonstrar a importância da implantação e manutenção de um sistema de gestão ambiental e, além disso, que este sistema possa ser visto como inovação tecnológica na organização.

Objetivos específicos

1. Destacar a evolução da preocupação com qualidade, desde a ênfase na qualidade do produto e do processo até a ênfase no meio ambiente ;

2. Dissertar sobre o processo de mudança organizacional e, mais especificamente, sobre o processo de inovação tecnológica;

3. Comprovar que o sistema de gestão ambiental é requisito fundamental para as organizações manterem-se competitivas no atual cenário mundial.

Metodologia

O desenvolvimento do tema proposto foi realizado através de pesquisa bibliográfica. No entanto, a principal limitação é a falta de disponibilidade de estudos direcionados especificamente para o sistema de gestão ambiental.

Levando em consideração a inexistente bibliografia específica, a grande contribuição deste trabalho é exatamente o seu pioneirismo em explorar o sistema de gestão ambiental, com fator de sobrevivência das organizações no século XXI.

Acredita-se que a abordagem proposta para estudo é válida na medida em que apresenta-se como um instrumento que permite a análise da introdução de um sistema de gestão ambiental e o inerente processo de mudança, traçando-se uma visão geral do impacto dos fatores ambientais na organização até o ponto de início da operacionalização do sistema.

Resultados e Discussão

Diante da evolução das respostas do setor produtivo à questão do meio ambiente, surgiu a idéia de gestão ambiental que versava sobre uma gerência global nesta área.

Segundo D’Avignon (1995), gestão ambiental é a "parte da função gerencial que trata, determina e implementa a política de meio ambiente estabelecida para a empresa". No dicionário básico de meio ambiente encontra-se a seguinte definição para gestão ambiental: "tentativa de avaliar valores e limites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do meio ambiente, e de manter os ecossistemas em condições de absorver transformações ou impactos, de modo a maximizar a recuperação dos recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada a longo prazo". Desta maneira, implementar um sistema de gestão ambiental em uma organização implica em alterações em políticas, estratégias, reavaliação de processos produtivos e principalmente, no modo de agir.

A mudança de comportamento não se refere somente à introdução da filosofia de proteção ao meio ambiente nas atividades organizacionais, na verdade, implica em uma revisão de valores também das pessoas que trabalham na organização. E assim alcançar uma administração realmente ecológica.

Nas organizações, nem sempre gestão ambiental significa um cuidado verdadeiro com o meio ambiente. Em Callenbach et al. (1993) encontra-se uma distinção entre administração ambiental e administração ecológica (ou gerenciamento ecológico). A primeira significa abordagem defensiva e reativa, exemplificada pelos esforços ambientais reativos e pela auditoria de cumprimento; o segundo termo implica na abordagem ativa e criativa com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e social das empresas, e tomar todas as suas operações tão ecologicamente corretas quanto possível".

O novo paradigma parte, então, do reconhecimento de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com