TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Comercial

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.508 Palavras (19 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO COMERCIAL

VALDNEI DE SOUSA REIS                                             RA 1966814

Sumário

  1. A Empresa........................................................ 3
  2. Analise de Ambiente de Marketing ................ 4

      2.1) Forças de Porter..........................................5

  1. Novo Produto ou Serviço ................................. 6, 7, 8,9
  2. Publico Alvo ...................................................... 9
  3. Objetivos de Marketing ................................... 10
  4. Estratégia de Marketing .................................. 10
  5. Mix de Marketing ............................................. 11,12,13
  6. Investimento Necessário................................... 13
  7. Cronograma e Plano de Ações ........................ 14
  8. Acompanhamento e Revisões .......................... 15
  9. Controle ............................................................. 15
  10. Conclusão........................................................... 15,16
  11. Referencias......................................................... 17

Introdução

A Vigor Alimentos e uma empresa de origem familiar e nos últimos anos vêm sofrendo evolutivas mudanças.

 Vigor conta com uma diversificada linha de alimentos, incluindo iogurtes, sobremesas lácteas, margarinas, requeijões, queijo ralado, vigor protein e maioneses, está fortemente presente nas principais regiões do país, especialmente no sudeste. Esse vasto portfólio composto por mais de 100 itens são produzidos com todo o cuidado e tradição em 14 modernas fábricas espalhadas pelo país. Os produtos estão disponíveis em mais de 67.000 pontos de vendas em todo o Brasil e nos melhores restaurantes, bares e hotéis através da linha Vigor Professional. Além disso, a empresa é proprietária de marcas consolidadas e populares, como por exemplo, Danúbio (queijos brancos), Faixa Azul (queijo ralado parmesão e queijos especiais), Leco (laticínios), Serrabella (queijos especiais), entre outras. 

1 - A Empresa

A Vigor Alimentos S.A, é uma empresa de laticínios Brasileira, localizada na Rua Joaquim Carlos, 396 – Brás, São Paulo-SP.

Tem 103 anos de atuação e uma das quatro marcas de laticínios mais importantes do Brasil. Seus produtos mais conhecidos são o iogurte grego, queijo parmesão ralado e o requeijão cremoso (produtos onde tem liderança nacional). Em outubro de 2017, a companhia então pertencente a holding  foi adquirida pelo Grupo Lala. A aquisição marca a entrada do grupo mexicano no mercado brasileiro de laticínios. Em setembro de 2014 adquiriu 50% da companhia paulista de lacticínios Danúbio, uma joint-venture entre a Vigor e a Arlafoods (empresa europeia). Com a compra, a Vigor passou a deter 100% da empresa.

Conduzida pelo Sr. Gennari.

Seus principais concorrentes são:  DanoneNestléBatavoItambé, Paulista e Piracanjuba.

Seu segmento que atua: alimentos.

Seus principais clientes são os consumidores finais, restaurantes, hotéis e academias.

[pic 2]

2- Análise de Ambiente de Marketing

Swot é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

 Segundo Gomer & Hille, Análise SWOT é uma ferramenta de análise da situação estratégica de uma organização com objetivo tirar proveito de suas forças e oportunidades externas e lidar com suas fraquezas e ameaças.

A análise tem quatro elementos (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), divididos em duas categorias (internos e externos).

• Oportunidades são elementos do ambiente externo que a organização pode aproveitar de maneira rentável. Devem ser avaliadas em relação aos competidores, de maneira a diferenciar a organização e satisfazer necessidades pendentes dos consumidores.

• Ameaças são eventos ou forças fora do controle da organização que requerem planos. É importante analisar, se os competidores estão desenvolvendo produtos para competir com os da organização, se outras empresas estão tentando contratar seus funcionários, e se novas leis podem aumentar seus impostos ou custos. Uma vez que as ameaças são identificadas, é necessário se preparar para lidar com elas.

• Forças são fatores internos e únicos da organização que criam vantagem competitiva. É importante realizar a análise em relação aos competidores. Exemplos de forças seriam uma marca mais conhecida que as competidoras, ou custos de produção menores que os dos rivais.

• Fraquezas são os itens do modelo de negócios da organização que estão aquém daqueles dos competidores. Após a identificação das fraquezas, é necessário trabalhar para saná-las, levando-as a um nível pelo menos satisfatório, para que não seja um gargalo.

  Análise SWOT

Positivo                        Negativo

        INTERNO                        Forças                                Fraquezas

        EXTERNO                        Oportunidades                        Ameaças

2.1 - Forças de Porter

Porter argumenta que o ambiente competitivo de uma indústria e a sua lucratividade são influenciados por cinco forças competitivas:

• Rivalidade entre competidores existentes: manifesta-se de diversas formas, como descontos, introdução de novos produtos e campanhas de publicidade. Uma alta rivalidade limita a lucratividade da indústria ao pressionar preços e exigir maiores níveis de investimento. A intensidade da rivalidade é maior quando: (i) há um grande número de competidores de tamanho semelhante; (ii) o crescimento da indústria é lento; (iii) os produtos da indústria têm pouca diferenciação; (iv) os custos fixos são altos; e (v) as barreiras de saída são grandes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (323.6 Kb)   docx (145.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com