TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão E O Orçamento

Pesquisas Acadêmicas: A Gestão E O Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A gestão e o orçamento é muito mais que fazer contas e resolver problemas técnicos da empresa, mas firmar o crescimento ativo da mesma. Ela é a base para o crescimento, a contabilidade visa promover o direcionamento seguro, sendo ela uma fonte de informação.

Neste trabalho serão desenvolvidos os principais tópicos da gestão e do orçamento de forma que o entendimento para desempenhar uma boa atuação na tomadas de decisão dentro da empresa referente.

O gestor empresarial deve estar bem informado sobre a posição atual do patrimônio da empresa, da missão que a sua empresa representa no mercado e ter uma visão futura de desenvolvimento.

O profissional contábil deve apresentar de forma concreta relatórios contábeis sistemáticos que contenham uma boa orientação empresarial e assim melhorar cada vez mais a empresa.

Gestão e Orçamento

O orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.

Orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Evidenciam de forma ampla os principais conceitos, características e tipos de orçamento para conhecimento geral do processo. Aborda o impacto dos principais orçamentos na tomada de decisão do controle empresarial. Para uma implantação bem sucedida é necessária organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado. Evidencia a implantação e eficácia de um plano de negócio em um determinado exercício.

Orçamento geral O orçamento geral expressa o orçamento operacional e o financeiro, e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Por fim expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras, decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos, e decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.

Orçamento Flexível Origem: Inicialmente na década de 70, na Alemanha por Kilger e Plaut (GPK), englobando dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. Objetivo: Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

Pontos Positivos do Orçamento para gestão Este artigo pretende discutir o papel que o orçamento empresarial tem em uma organização, bem como os erros que muitos gestores têm feito com relação a sua real aplicação.

A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está na vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência. Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho. Ao final deste artigo, um conjunto de conclusões poderá ser verificado sobre este tema que tanto tem dominado as discussões do mundo acadêmico como no dia-a-dia das empresas.

A questão tributaria do orçamento para a gestão quando realizado de maneira

insatisfatória, engendra reveses de ação direta sobre seu respectivo fluxo de caixa, o que vai de encontro aos interesses primários do administrador. Por outro lado, uma tributária bem elaborada acarreta considerável redução de custos, assim como a redução de riscos decorrentes de possíveis autuações fiscais.

Isenção e imunidade Tributaria Imunidade é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada. As imunidades previstas no artigo 150 da Constituição Federal só existem para impostos, mas não podemos esquecer que existem imunidades espalhadas na Constituição em relação às taxas e contribuições especiais. A imunidade só atinge a obrigação principal, permanecendo assim as obrigações acessórias.

Para alguns autores, isenção é uma hipótese de não incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crédito tributário. As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão (art. 177, I e II do CTN).

Balanço Patrimonial procedimento para elaboração do balanço Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão. É constituído pelo: Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Demonstração de Resultado do Exercício tem como objetivo principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com