TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Pública

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

1. Analise a seguinte assertiva, posicionando-se criticamente: Neste momento histórico do país, aprovado o Plano Nacional de Educação e em face da construção do Sistema Nacional de Educação, a sociedade brasileira tem o dever de pensar em educação sem fragmentá-la em fundamental, média e superior; ao contrário, cabe a ela a oportunidade de criar condições para a inserção cidadã e produtiva das novas gerações como um todo (e dos adultos que retornam aos estudos) no direito fundamental de se educar e colocar o país em nova fase de desenvolvimento integral.

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, e os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os planos como prioridade do novo Plano Nacional de Educação é tratar das questões referente ao incentivo das Empresas em pró do trabalhador de todo o país, em questão de incentivar os adultos à retornar aos estudos que versam sobre a valorização profissional. O piso nacional e a carreira dos professores do país,precisam ser pautada como verdadeiras prioridades para incentivar o desenvolvimento da educação. A Política Nacional de Educação surgiu de uma realidade, que permitiu identificar demandas, problemas e necessidades, os quais foram se modificando juntamente com as evoluções da sociedade e os debates conceituais sobre a Educação.

A atual crise sem proporções exige maior dinamismo da Educação, diante da urgência no fortalecimento do Sistema Nacional, na mobilização e na alteração de valores e condutas da sociedade. Por isso, é preciso considerar as transformações ocorridas com a gestão e com o modelo de institucionalização da Educação, e que justificam a necessidade de uma organização político-administrativa mais condizente com este novo paradigma, espelhando e difundindo, de forma orgânica e retroalimentadora, a essência transformadora e formadora da Educação.

2- Dejours (1988) apregoa como elemento diferenciador determinante do sofrimento patogênico ou sofrimento criativo a autonomia. Discuta criticamente a remuneração por desempenho no contexto da autonomia do trabalhador.

São apresentadas características do trabalho que interferem e determinam a satisfação, bem como as conseqüências da satisfação e da insatisfação no ambiente de trabalho. A avaliação de um sistema de trabalho se dá a partir da capacidade de adaptação do trabalho ao homem e do homem ao trabalho. Um dos aspectos que interfere na capacidade de adaptação é a satisfação no trabalho, que, segundo refere-se à integração, à autonomia, à motivação, ao envolvimento e à utilização das capacidades físicas e mentais. O comportamento da pessoa no ambiente de trabalho precisa amplamente ser estudado e verificar a seu aspecto emocional a satisfação que o trabalho possa lhe trazer e possuir estudo sobre sua atividade diária. Os patrões podem ser seus próprios pesquisadores em estudos sobre o tema satisfação no trabalho.

3- Quais são os elementos que um plano de cargos e salários (plano de carreiras) deve tratar? Explique cada um desses elementos.

São expressões para se referir a um determinado Plano ou Programa de ação que integra a definição de cargos, sua disposição tática no organograma, a estratégia de remuneração e o mapa de possíveis rotas de desenvolvimento da carreira. Os principais resultados de um Plano de Cargos e Salários são: Atrair, reter e estimular o desenvolvimento de talentos, catalisar o desenvolvimento das pessoas, apresentando-lhes os horizontes reais de possibilidades e oportunidades de crescimento e suas respectivas exigências.

4- Um plano de cargos e salários (plano de carreiras) bem elaborado é capaz de auxiliar a organização na conquista dos seus objetivos estratégicos. Cite exemplos de benefícios que um plano de cargos e salários (plano de carreiras) pode trazer. Justifique sua resposta.

Aumentar o envolvimento, o comprometimento e a dedicação das pessoas com a organização, gerando um clima de confiança por meio da prática responsável de critérios e regras claras, válidas para todos a respeito do delineamento das atribuições de cada cargo, critérios de avaliação de desempenho e transparência quanto ao acesso à novas oportunidades de trabalho e estabelecer um processo educativo por meio do qual as pessoas reconheçam claramente a relação entre desempenho e reconhecimento. Mais que isso, a implantação e a manutenção responsável de um Plano de Cargos e Salários, podem até diminuir o tamanho da folha de pagamento e ainda melhorar os resultados financeiros.

5- O que significa implantar um modelo de gestão por competências na área de gestão pública?

Significa muitas organizações que discutem sobre uma nova forma de gerir pessoas através do modelo de gestão por competências, tendo como objetivo identificar os principais desafios existentes no processo de implantação do modelo de Gestão Pública.

Foram constatados através de desafios para a implantação do processo de Gestão por Competências e mudança na cultura e no clima organizacional, o estabelecimento de estratégias alinhadas aos objetivos organizacionais, o mapeamento de competências e a valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com