TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Sustentável

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a) Letícia Cristina Bordin Alcantarilha

Trabalho da disciplina Gestão Sustentável

                                                           Tutor: Professora. Célia Lima Paradela

Jundiaí-SP

2019

Estudo de Caso:

                                                                                                                    Gestão Sustentável

                                                                           

                                    Chá Unilever: Revitalizando a cadeia de suprimentos da Lipton

Referência: BRAGA, Tania e STREBEL, Heidi. Chá Unilever: Revitalizando a cadeia de suprimentos da Lipton, Caso número IMD556 (Lausanne, IMD 2012).

        A Lipton estava na liderança do mercado mundial de chá, estando presente em mais de 110 países, sendo uma das maiores marcas da Unilever. Entre seus principais mercados estão a Europa Ocidental, América do Norte, Oriente médio e Ásia, com vendas em 2007, em torno de 3 bilhões de euros.

        O mercado de chás, nas últimas três décadas, passou por sérias dificuldades, como o excesso de ofertas, fazendo com que os preços despencassem e deixando o produtor com uma pequena margem. Essa margem inviabilizava os investimentos, culminando na queda da qualidade e da produtividade do setor, onde os problemas começaram a aparecer, em relação as condições de trabalho e subsitência dos agricultores.

        Diante desta adversidade, a Unilever acreditava que o aumento da demanda consumidora para os próximos anos, passaria a enxergar o chá como fonte de bebida saudável. A empresa também enxergou outra importante mudança, a necessidade de trocar o chá de folhas, pelo ché de saquinho.

        Esta indústria é, gerealmente caracterizada por uma grande integração da produção, desde a sua plantação até a comercialização. Todo o processamento deve ocorrer em até sete horas após a colheita. No entando, este segmento enfrenta grandes problemas sociais, ambientais e econômicos, que são: baixos salários, contaminação do solo por pesticidas, entre outros.

        A Lipton em 2005, não era vista pelos consumidores como uma marca forte, e desta forma, foi necessária a realização de uma revitalização de sua imagem, através de uma ferramenta desenvolvida pela empresa Unilever, chamada de exercício de impressão. Unindo conceitos sociais, ambientais e econômicos, esta proposta buscava atrais valores à Lipton, levando a marca a um grande crescimento perante os consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com