TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de RH em Ambientes Escolares

Por:   •  16/8/2019  •  Monografia  •  9.536 Palavras (39 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

AVM FACULDADE INTEGRADA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM AMBIENTES ESCOLARES

Por: Lidiane Faria Rodrigues

Orientador:

Prof.: Paulo José Gonçalves

Rio de Janeiro

2014

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

AVM FACULDADE INTEGRADA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM AMBIENTES ESCOLARES

Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-graduação “Lato Sensu”  em Gestão em Recursos Humanos.

 Por: . Lidiane Faria Rodrigues

AGRADECIMENTOS

             

À Deus, aos meus pais, ao meu orientador e a todos que indiretamente contribuíram para mais esta conquista.

DEDICATÓRIA

Dedico aos meus pais, meu Noivo e à todos os amigos que acreditaram em mim e me encorajaram a realizar este sonho.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo abordar e defender a possibilidade de aplicação de práticas e ferramentas da administração de Recursos Humanos no espaço escolar. Traz o conceito de Recursos Humanos, bem como as interações do indivíduo com as organizações. Aborda a Gestão Escolar e o papel do gestor escolar, bem como as mudanças que ocorreram, considerando que o gestor é essencial para o bom funcionamento de uma escola e para o trabalho em equipe e, consequentemente o aprendizado do aluno. Propor uma reflexão sobre essa gestão e algumas transformações ocorridas  a esse  respeito, fazendo do espaço escolar um local mais autônomo e menos burocrático. Logo, refere-se às práticas dos Recursos Humanos numa empresa com o intuito de tentar despertar o interesse pelo estudo de sua aplicabilidade na Escola, enfocando sua importância dentro de grandes escolas particulares de ensino.

Palavras-chave: Gestão Escolar; Recursos Humanos; Ambiente escolar; Articulação; Desafios; Mudanças.

METODOLOGIA

        A metodologia escolhida para este trabalho foi feita a partir de pesquisas bibliográficas que descrevem, de forma clara e objetiva, as características da gestão e dos recursos humanos em ambientes escolares e sua importância dentro de escolas particulares de ensino, e da necessidade de organização de uma estrutura para administrar os funcionários e docentes de maneira profissional.

        Agregando dados de educadores e profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos para possibilitar melhor entendimento sobre os assuntos abordados, foram feitas pesquisas em revistas encontradas em sites.

        Foram desenvolvidas pesquisas em livros de Didática e Comunicação Científica, além de pesquisas em sites da área de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Escolar, sempre buscando materiais que possibilitem o conhecimento e entendimento de fatores a serem discutidos e observados na Monografia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

8

1 GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR

11

1.1 Gestão Pedagógica da Unidade Escolar

12

1.2 Gestão de Materiais e Equipamentos da Unidade Escolar

14

1.3 Gestão dos Recursos Financeiros  da Unidade Escolar

16

2 GESTÃO DEMOCRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

18

2.1 Conceito

18

2.2 Estrutura Organizacional

20

3 AUTONOMIA DA GESTÃO ESCOLAR

28

CONCLUSÃO

33

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

36

ÍNDICE

38

INTRODUÇÃO

        Um  breve conceito de Gestão de Recursos Humanos mostra  que:  gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da gestão das organizações e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores,  definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração dos colaboradores, ou seja, a gestão de recursos humanos é não mais do que a utilização eficiente dos colaboradores através  do uso efetivo dos seus talentos e habilidades com vista ao atingir dos objetivos da organização sem esquecer o bem-estar dos próprios colaboradores.         Para isso a gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções e atividades que podem ser sintetizadas no seguinte: planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho;  formação profissional e desenvolvimento pessoal; análise,  controle e auditoria de recursos humanos.

        O objeto do  presente trabalho é a gestão dos recursos humanos no ambiente escolar e os métodos a serem usados, bem como  os devidos cuidados no uso das ferramentas disponíveis na área empresarial para melhorar a escola e consequentemente  a educação.  

        As práticas  pedagógicas nos espaços escolares contribuem, há muito, para o setor de recursos humanos, sendo assim, a escola como empresa se move na direção da economia de mercado, saindo do foco educacional.

        A formação continuada e a orientação eficaz para a atuação do profissional em uma instituição escolar podem e devem servir de ferramentas de RH para o bom desenvolvimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (450.2 Kb)   docx (615.1 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com