TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica na Educação Física

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] Escola Profissional de Comunicação e Imagem

Ginástica

Trabalho de Recuperação

[pic 2]

Patrícia Silva nº23 2ºA

EPCI

Educação Física

Prof. Joaquim Ventura

2016/2017

ÍNDICE

Introdução

3

Elementos Gímnicos

4

Erros a Evitar e Formas de Ajuda

6

Webgrafia

8


Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física lecionada pelo Professor Joaquim Ventura. Por não ter estado presente nas aulas devido a ter sessões de fisioterapia à mesma hora, foi-me pedido para realizar este trabalho sobre a Ginástica como recuperação ao módulo do mesmo.

Aqui, irei falar de todos os elementos gímnicos lecionados assim como formas de como ajudar quem os está a fazer os mesmos. O trabalho irá ser completado com uma webgrafia no final.


[pic 3]

Elementos Gímnicos

Os elementos gímnicos lecionados este ano foram:

Rolamento à frente

O aluno tem que começar o exercício com os pés juntos, joelhos fletidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado para a frente, tronco encolhido, queixo junto ao peito e braços estendidos e no prolongamento do corpo. Através de um impulso nas pernas e sem baixar os braços, o aluno apoia as mãos no solo à largura dos ombros e com os dedos para a frente. Depois, os pés abandonam o solo após uma impulsão. Assim que as mãos tocam no solo, o aluno tem de fletir os cotovelos sem os afastar, apoiar a nuca no solo e rolar para a frente, mantendo a cabeça fletida e o corpo enrolado. Depois, projeta-se os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.[pic 4]

Rolamento à retaguarda

        O aluno tem que começar o exercício de pés juntos, joelhos fletidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado para trás, ventre encolhido, queijo junto ao peito, braços junto ao corpo com as palmas das mãos viradas para cima e as costas das mãos apoiadas perto dos ombros. Através de um ligeiro desequilíbrio, o aluno apoia a parte posterior das costas até chegar à nuca. Os pés abandonam o solo após a uma ligeira impulsão ao mesmo tempo que eleva a bacia. Assim que as mãos tocam no solo, o aluno flete os cotovelos sem os afastar, apoia a nuca no solo e, através de repulsão dos membros superiores, rola para trás, mantendo a cabeça em flexão e o corpo engrupado. Depois, projeta os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.

Pino de braços

O aluno tem que começar o exercício com um pé ligeiramente à frente do outro, membros inferiores em extensão, tronco direito e membros superiores em extensão no prolongamento do tronco. O aluno dobra-se à frente, tronco no prolongamento da perna de trás, braços estendidos, palmas das mãos voltados para o solo. Com o olhar dirigido para as mãos coloca-as no solo longe e à frente do corpo, sem fechar o ângulo braço/tronco, realizando simultaneamente um longo impulso contínuo com a perna da frente. As mãos são colocadas à largura dos ombros com os dedos bem afastados e voltados para fora. Através da extensão dos membros superiores e inferiores, o exercícios fica completo.

Avião[pic 5]

O aluno começa o exercício de pé. Depois, eleva uma perna atrás e mantém o tronco paralelo aos chão, assim como a perna que levantou. Juntamente a isto, o olhar tem que estar dirigido para a frente.

Rolamento à frente com as pernas afastadas

        O aluno começa o exercício de pés juntos, joelhos flectidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado atrás, ventre encolhido, queixo junto ao peito, braços junto ao corpo com as palmas das mãos viradas para cima e as costas das mãos apoiadas perto dos ombros. Através de um ligeiro desequilíbrio, apoia a parte posterior das costas até chegar à nuca. Os pés abandonam o solo após a uma ligeira impulsão ao mesmo tempo que se eleva a bacia. Assim que as mãos tocam no solo, o aluno flete os cotovelos sem os afastar, apoia a nuca no solo e, através de repulsão dos membros superiores, rola, mantendo a cabeça em flexão e o corpo engrupado. Depois, ao aluno projeta os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.

Roda

O aluno começa o exercício de pé e depois dá início ao movimento com um pé à frente do outro, dando balanço e rodando as pernas por cima fazendo um arco. O aluno aterra com os dois pés no chão, no lado contrário àquele que começou, e é assim dado por completo o exercício.


Erros a evitar e Formas de Ajuda

Rolamento à frente

- Má colocação e orientação das mãos no solo;

- Fraca impulsão dos músculos inferiores;

- Enrolamento deficiente;

- Não fechar bem o tronco sobre os músculos inferiores, o que dificulta a manutenção da velocidade de execução e a aquisição da posição de pé;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (276.4 Kb)   docx (222.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com