TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Graças e desgraças na corte de el Rei Tadinho de Alice Vieira

Por:   •  9/12/2017  •  Bibliografia  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  4.526 Visualizações

Página 1 de 5

Ficha de Leitura

Título da Obra: Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho

A Autora: Alice Vieira

Nasceu em Lisboa a 20 de março de 1943, tem 74 anos. Começou a sua carreira de jornalista em finais dos anos 60, e desde 1979 dedica-se à escrita de livros.

O Ilustrador: Bernardo Carvalho / Planeta Tangerina

Editora, edição e ano: Editorial Caminho, 21.ª edição, março de 2016

Breve resumo:

O livro conta a história de El-Rei Tadinho, que vivia no reino das Cem Janelas e era conhecido pelas suas ideias luminosas.

El-Rei Tadinho vivia rodeado de conselheiros e ministros, um dia um dos seus conselheiros, não tendo mais ideias para novos decretos, criou um que dizia que quem matasse o dragão, que por acaso também era o dragão que iluminava e aquecia todo o reino das Cem Janelas, casaria com a filha do rei.

O Dragão das Cinco Cabeças ficou muito zangado quando soube da notícia e foi  ter com o rei. El-Rei Tadinho ficou muito surpreendido porque não sabia de nada e, muito assustado, prometeu ao dragão que a sua filha casaria com ele, só mais tarde se lembrou que era solteiro e não tinha filhos.

O rei, muito preocupado, foi falar com a bruxa do reino para lhe pedir ajuda. A bruxa estava aborrecida, porque as salamandras e o mocho tinham fugido, a iguana tinha-se despedido e o gato preto estava doente e, como tal, mostrou pouca disponibilidade para ajudar o rei. No entanto, o rei convenceu-a a ir até ao palácio, quando o dragão regressasse, para interceder por ele.

Quando o dragão regressou ao palácio para reclamar a noiva viu a bruxa e, antes que ela falasse, pensando que era a filha do rei, pegou nela e levou-a.

Sem bruxa no reino, o rei decidiu que seria publicado um anúncio no jornal para contratar uma nova dizendo: “Bruxa precisa-se”. Responderam ao anúncio milhares de bruxas, mas nenhuma serviu.

Riquezas, uma fada desempregada, resolveu responder ao anúncio e, 2 anos depois, recebeu ordem para se apresentar no palácio real do Reino das Cem Janelas.

No dia em que Riquezas se apresentou, o rei estava doente e ela conseguiu curá-lo. O rei ficou tão impressionado que decidiu contratá-la e, foi assim que a fada Riquezas se tornou a bruxa do Reino das Cem Janelas.

O rei e a fada Riquezas, acabaram por gostar tanto um do outro que casaram e tiveram 18 filhos. Uma das filhas de Riquezas e de El-Rei Tadinho, não tinha jeito nenhum para a escrita e enchia as palavras todas de “rr” e “hh”, o que deixava todos preocupados e envergonhados.  

Um dia chegou um novo professor ao reino por quem a filha de El-Rei Tadinho se apaixonou. Mas o professor era afinal um príncipe encantado, que seria desencantado quando recebesse uma carta de amor sem erros.

A princesa, apaixonada, esforçou-se tanto que ultrapassando as suas dificuldades conseguiu escrever a carta de amor sem erros e desencantar o professor.

O professor, desencantado, abandonou o Reino das Cem Janelas, deixando uma carta à princesa, a agradecer e referindo não poder casar com ela por já ser casado.

A princesa desiludida percebeu, contudo, que todo o reino estava satisfeito porque, sem erros ortográficos, tinham uma princesa de quem se orgulhavam e, muito embora de vez em quando pensasse no professor não voltou a falar dele.

Personagem principal:

  • El-Rei Tadinho - Rei do Reino das Cem Janelas

Personagens secundárias:

  • Conselheiro –É responsável pelos Decretos que o Rei e os Ministros assinam, inclusive o que recompensa quem matar o Dragão das Cinco Cabeças.
  • Bruxa – Foi muito dedicada ao Reino, viveu algum tempo no estrangeiro mas voltou. É levada pelo dragão que a confunde com a filha do Rei.
  • Dragão das Cinco Cabeças – Ilumina e aquece o Reino das Cem Janelas. Leva a bruxa do reino confundindo-a com a filha que El-Rei Tadinho lhe tinha prometido.
  • Fada Riquezas-da-Sua-Avó – Fada desempregada, que por necessidade acaba por se tornar a Bruxa do Reino das Cem Janelas e esposa de El-Rei Tadinho.
  • Avó – Avó da fada, sem querer dá-lhe o nome Riquezas-da-Sua-Avó.
  • Princesa – Filha de El-Rei Tadinho e da fada Riquezas, sem jeito para a ortográfia.
  • Professor – É um príncipe encantado que chega ao reino para ensinar a princesa, acabando por fazer com que deixe de dar erros ortográficos.

A minha opinião:

Gostei muito do livro. Porque quando se fala em histórias de reis, princesas, príncipes, fadas, bruxas e dragões, pensamos em contos como o da Bela Adormecida ou da Branca de Neve, onde os reis são poderosos e ricos, as princesas e os príncipes são belos, perfeitos e no fim das histórias casam e são felizes para sempre.

Fadas inteligentes, boas e lindas.

Bruxas feias e más.

Dragões perigosos e maus…

Neste livro nada é assim… tudo acontece diferente do esperado. Além disso cada acontecimento é contado com muita graça!

É impossível não rir bastante com, por exemplo:

Um rei pouco inteligente, o que não importa porque no Reino das Cem Janelas, para ser rei só interessa ter uma cabeça para segurar a coroa. Temos um rei que tem emprego e horário para cumprir, que até se preocupa com as contas e com a crise (que quando vem é para todos). Um Rei que dá em casamento a filha que não tem…

Um Dragão que casa com uma Bruxa!

Uma fada pouco habilitada, por isso desempregada, que consegue ser a Bruxa do Reino, depois de “arranjar” um fusível avariado na cabeça do Rei! Além disso, casa com o Rei, de quem tem 18 filhos, o que a faz ter muita roupa para lavar e comida para fazer.

Por último, um Príncipe encantado, que depois de desencantado pela Princesa, não casa com ela porque já é casado com uma princesa de outro reino.

Até os nomes das personagens têm graça, por exemplo: “Riquezas-da-Sua-Avó”.

Por vezes, embora com humor, o livro fala de situações sérias como: a preocupação com as contas a pagar; a preocupação com a crise, que no Reino das Cem Janelas quando existe é para todos; os Ministros que ganham mais dinheiro por cada decreto assinado e, por isso, estão sempre a inventar decretos sem utilidade…

Data: 13/ 11/ 2017

          Maria Leonor Estêvão Brandão | n.º 768 | 6.º C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com