TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grelha De Leitura – Racismo Estrutural Raça E Racismo

Por:   •  13/7/2023  •  Resenha  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

Grelha de Leitura – RACISMO ESTRUTURAL

        RAÇA E RACISMO

TÓPICOS PARA A ESTRUTURA DO TEXTO

IDEIAS CONTEÚDO

Origem do termo raça.

No início o conceito de raça era atrelado a conceitos biológicos entre plantas e animais, porém com o houve expansão do termo na historia.

Raça, o fenômeno da modernidade.

O significado de raça tem relações históricas, com sua história atrelada a comunidade política ou religiosa.

O homem como principal objeto do projeto iluminista.

Foi através do iluminismo que surgiram as ferramentas para comparação entre os seres humanos. O homem iluminista é sujeito e objeto do conhecimento, um conhecimento que se funda nas múltiplas facetas e diferenças, do ponto de vista biológico, econômico, psicológico e linguístico.

Colonialismo como um exemplo de antiliberalismo.

O iluminismo com seu projeto de universalização pretende estampar o colonizado na modernidade. Com isso, fomenta o colonialismo, que é essencialmente antiliberal.

Revolução Haitiana: torna evidente o não igualitarismo de todos os homens no projeto liberal-iluminista.

Demonstração que o liberal iluminista além de não trazer o igualitarismo para os individuos, nem mesmo os reconhecria como seres humanos, tendo em vista que os mesmos que aplaudiram a Revolução Francesa viram a Revolução Haitiana com desconfiança e medo, e sujeitaram todos os tipos de obstáculos à ilha caribenha, que até os dias de hoje paga o preço pela liberdade que ousou reivindicar.

A transformação das indagações sobre as diferenças humanas em cientificas através do positivismo no século XIX.

O objeto filosófico passou a ser o objeto científico com a chegada do positivismo. Nascendo a ideia de que características biológicas ou condições climáticas e ambientais seriam capazes de explicar diferenças morais, psicológicas e intelectuais entre raças.

A raça opera através da características biológicas e étnico-cultural.

A cor da pele pode ser utilizada como atribuição da identidade racial na vertente biológica e na vertente étnico-cultural está associada com o local de nascença, religião, lingua materna ou até mesmo costumes.

Racismo/Preconceito/Discriminação

O racismo se difere do preconceito e da discriminação racial. Ele é uma forma sistemática de discriminação baseada na raça e que culmina em desvantagens ou privilégios para indivíduos. Portanto, o racismo se materializa como discriminação.

Discriminação Direta e Indireta

O conceito de discriminação direta pressupõe que pessoas são discriminadas a partir de um único vetor e também que a imposição de um tratamento desvantajoso requer a existência de intenção de discriminar. Por sua vez a discriminação indireta é caracterizada pela ausência de intenção de forma  explícita da discriminação das pessoas.

 Concepções de Racismo - Individualista

Fundamenta de que não existe a ideia de racismo, mas sim preconceito, devido ao fato de que, para essa concepção, o racismo é um fenômeno individual, ou seja, é algo ligado ao comportamento isolado de certos individuos.

Concepções de Racismo - Institucional

Fundamenta que o racismo é resultado do funcionamento das instituições na formulação de regras e imposições de padrões sociais que oferecem privilégios ou desvantagens, direta ou indiretamente, a partir da raça, ou seja, há a hegemonia institucional por determinados grupos que impõem seus interesses, sendo esse racismo menos evidente e fundamental para a consolidação da supremacia de determinado grupo racial.

Concepções de Racismo - Estrutural

A frase as instituições são racistas porque a sociedade é racista, trás várias implicações. Se existem instituições cujos padrões de funcionamento levam a regras que privilegiam determinados grupos raciais, é porque o racismo faz parte da ordem social. Além disso, o racismo não se limita à representatividade, a mera presença de negros e outras minorias no espaço de poder e decisão não significa que a instituição deixe de agir de forma racista.

Racismo como Processo Político

Como processo sistemático de discriminação que influencia a organização da sociedade, depende de poder político. É inadmissível pensar em racismo reverso, pois membros de grupos raciais minoritários não podem impor desvantagens sociais a membros de outros grupos maioritários.

Racismo como Processo Histórico

Não pode ser compreendido apenas como derivação automática dos sistemas econômico e político, a dinâmica estrutural do racismo está ligada as peculiaridades de cada formação social. As diferentes classificações raciais possuem grande importância na condução histórica do racismo até a contemporaneidade, variando assim de acordo com cada localidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com