TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo Estrutural

Por:   •  5/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: PSICOLOGIA[pic 1]

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSOR: IGOR FREDERICO FONTES DE LIMA

TEXTO DISSERTATIVO: Racismo Estrutural: Vamos Falar Mais Sobre Isso

Mauro Henrique Franzkowiak Martins

DATA: 03/10/2021

O trabalho de revisão bibliográfica foi desenvolvido em parte para ampliar a ideia de que o racismo na sociedade é um sistema, com uma estrutura específica e com múltiplos componentes, considerando não apenas no nível individual ou institucional, mas também em um nível de estruturação social.

 Neste artigo, os autores propõem uma reflexão, definindo racismo estrutural como uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes e inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para os indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam, e produz variadas formas de violência e desigualdade social nos dias atuais. O racismo estrutural é uma decorrência da própria estrutura social, do modo ‘normal’ com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares.

Numa perspectiva realista, o texto sinaliza: existe o imaginário do negro que trabalha em funções menos valorizadas; e nas novelas, se sustenta um imaginário de negro ser criminoso; nas escolas onde o ensino é de melhor qualidade, as crianças na maioria são brancas.

Há ocorrência de subalternização dos negros decorrente de um desequilíbrio social e econômico que afeta esta população Brasileira. A discriminação estatística afeta negativamente a autoestima, a resiliência e as expectativas de vida dos indivíduos que pertencem a um grupo discriminado. Os autores ainda destacam a omissão do Estado em investimento de recursos econômicos, mantendo os espaços urbanos precarizados por ação/omissão do Estado e o surgimento de bolsões de pobreza e favelas.

É importante destacar que o artigo trouxe visibilidade a esta temática. É através dos estudos sobre as relações raciais e racismo que se pode potencializar ações contra o racismo e contra a segregação racial sem simplificar as estratégicas antirracistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com