TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Racismo Estrutural

Por:   •  17/11/2023  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

O racismo estrutural na sociedade brasileira é um episódio encontrado em vários aspectos da vida cotidiana e das instituições no Brasil. Isto é sistemático e persistente e perpetua a desigualdade racial e a discriminação. Um dos principais sinais do racismo estrutural no Brasil é a exclusão social e econômica da população negra, ainda hoje, existe uma enorme lacuna entre o acesso e os direitos dos brancos e dos negros, podemos citar a taxa de analfabetismo é mais que o dobro entre pretos e pardos do que entre brancos.

Ademais, os negros têm sido historicamente relegados a empregos de baixos salários, têm piores oportunidades de obter uma educação de qualidade e estão sub-representados em posições de poder e influência na sociedade. Além disso, o racismo estrutural também se manifesta como violência policial contra jovens negros, o que é discriminatório. Práticas, por ex. mercado de trabalho, acesso limitado a serviços públicos de qualidade, como saúde e educação, e representação negativa da população negra na mídia.

O racismo é nítido no livro pai contra Mae, onde se é demostrada a cruel realidade da escravidão, onde se é descrito a vida do traficante de escravos Severino. Ele casou-se com Caroline, uma mulher honesta e religiosa que não aprovava esta prática, Caroline convenceu seu marido a libertar uma de suas escravas que se encontrava grávida, Isabel. Severino resiste porque é uma escrava valiosa, mas finalmente desiste com a condição de que Isabel pague pela sua liberdade trabalhando para ele, depois de conquistar a liberdade, Isabel tornou-se costureira e viveu uma vida relativamente estável.

Mas sua vida mudou quando foi acusado de roubar joias. Cheia de simpatia, Caroline decidiu ajudar Isabel e provar sua inocência. Na narrativa Pai Contra Mãe Severino defende seus interesses financeiros, enquanto Caroline lute pelo respeito aos direitos humanos.

No geral a narrativa Pai Contra Mãe é uma obra que retrata habilmente a desigualdade social, racial e de gênero da época, utilizando as características irônicas e satíricas da escrita de Machado de Assis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com