TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Ensaios: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do filme: “A Linguagem do Universo”

Os seres humanos, desde sempre, tenta entender o universo e as relações que tem entre si. Em virtude dessa necessidade de entender o mundo e suas relações, busca-se na Matemática uma relação com o mundo e para seu entendimento em sociedade.

Os conceitos básicos matemáticos estão na nossa mente, pois utilizamos sem percebermos e buscar o sentido deles é um dos motivos que surge a Matemática. “Entender matemática é a diferença entre vida e morte.”

Alguns dos primeiros registros da Matemática que conhecemos atualmente originou-se no Egito, quando os povos começaram a estabelecer-se na região, deixando de ser nômades, por volta de 6.000 a.C., devido às boas condições da terra para agricultura. Assim, surgiu-se a necessidade de saber administrar essa terra. Daí o surgimento como controle de áreas, de produção, de colheita, de impostos, e para isso, princípios de contagem e medições.

Os egípcios primeiramente utilizaram o que conhecemos hoje, como sistema de numeral decimal, baseados nos dez dedos na mão, devido a necessidade da contagem e registro de cálculos, para os números acima de dez utilizaram símbolos para sua representação. O único problema é que não tinham noção de notação posicional, dificultando o registro de alguns números. Mas, os egípcios eram ótimos calculistas, como se observa em descobertas como o Papiro de Rhind, que mostra processos de multiplicação e foi escrito por um escriba chamado Ahmes, por volta de 1.615 a.C. e revela processos descritos para solucionar problemas do dia-a-dia, principalmente os que envolviam frações. Logo após disso, começaram a interpretar diversas formas encontradas no cotidiano, e não só quadrados e retângulos, que são menos comum ao nosso redor, como por exemplo o círculo.

Uma das mais conhecidas e admiradas construções, as Pirâmides do Egito, algo fortemente interessante, observa-se a chamada proporção de ouro, dando alusão ao teorema de Pitágoras, provavelmente usado para a construção de ângulos retos (cantos da pirâmide). Num outro papiro, o de Moscovo, mostra o processo (ou fórmula) para o cálculo da medida do volume de um tronco de pirâmide que estava cortada, que nos remetem às primeiras pistas de cálculo em andamento.

Os babilônios foi um outro povo que desenvolveu consideravelmente a Matemática e tiveram a necessidade de manipular bem o números devido a grande influência com o comércio. Os escribas eram os que cuidavam das letras e dos números e, cerca de 2.500 a.C. já existiam escolas para tal e realizavam os registros em tábuas de argila.

As especialidades dos babilônios era a resolução de problemas referentes a pesos e medidas, relacionados a problemas do cotidiano como os egípcios.

Os babilônios usaram as mãos para definir seu sistema de numeração, como os egípcios, mas diferentemente, utilizaram apenas os cinco dedos de uma mão e doze nós da outra mão, totalizando 60 possibilidades e que pode ter algumas vantagens, visto que o número 60 tem muito mais divisores que o número 10. Ainda está muito presente o sistema babilônico em nossas vidas, como por exemplo, quando dizemos as horas: 60 segundos, 60 minutos, etc.

O sistema babilônico conseguia realizar até grandezas astronômicas e também abriu os horizontes para medidas angulares, assim como usamos atualmente, com subdivisões de arcos. Nos intervalos de números grandes deixam um espaço que mais tarde surgiria um símbolo para representar o Zero.

Mais uma vez a Matemática foi usada pelos babilônicos para expansão territorial e controle de terras, calculando medidas de áreas e construindo potentes sistemas de irrigação e que pela primeira vez se tem a noção de uma equação quadrática. Também desenvolveram seu potencial de cálculos mentais utilizando jogos de dados. Seriam os primeiros a descobrir os segredos do triângulo retângulo e sabiam fatos sofisticados como mostra numa tábua famosa, chamada de Plimpton 322. Também algo novo descoberto foi a existência de números diferentes de todos os conhecidos, a raiz quadrada de 2 encontrados em uma tábua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com