TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO BAR

Por:   •  1/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

APOSTILA II

DISCIPLINA TÉCNICAS DE SERVIÇOS EM RESTAURANTES
PROFESSORA: Janaina Cardoso

5 - HISTÓRIA DO BAR

5.1 – Bar nos dias atuais

6 - TIPOS DE BAR

6.1 – Bares especializados

5 - A HISTÓRIA DO BAR

A palavra Bar surgiu na França, século XVII, quando dois jovens americanos da Califórnia, que estudavam em Paris, frequentavam as tavernas (ou tabernas) do país. Este estabelecimento possuía uma barra por todo o comprimento da bancada. Bar é uma palavra em inglês que significa “barra”.

A “barra” não era o local ou estabelecimento onde se vendiam bebidas, mas sim uma barra de ferro que existia e se estendia por toda a extensão do balcão para que os clientes se segurassem, para evitar que os mais alcoolizados caíssem, e para outros se encostarem, mas também, para evitar a proximidade dos clientes no balcão.

De volta aos Estados Unidos, os dois jovens resolveram abrir uma casa nos moldes franceses e que logo fez sucesso no país, surgindo o american bar. Os clientes quando queriam ir até o balcão diziam: “vou para barra”. Ainda hoje, Espanha, é utilizada a palavra “barra” para se referir ao balcão de bar.

Após a Primeira Grande Guerra Mundial, o bar se popularizou rapidamente entre os soldados e executivos americanos, chegando a Europa. Diversos hotéis europeus começaram a inserir seus próprios bares nas suas dependências, como obrigação, para atenderem ao público que era cada vez maior e frequente a estes tipos de estabelecimento.

O bar mais antigo ainda em funcionamento no Brasil está em Andrelândia, situado bem ao lado da Igreja Matriz. Bar do Dito Nable. Funciona até hoje no mesmo lugar em estilo arquitetônico típico do séc. XVIII. O primeiro proprietário que tem registro foi Henrique Alves que comprou o imóvel em 1882. Bar do Luiz, situado na Rua da Carioca no centro da cidade do Rio de Janeiro, abriu suas portas em janeiro de 1887, quando o Brasil ainda  Império e estava sob as ordens de Dom Pedro II. Em Belo Horizonte, o Bar do Orlando, aberto em 1919, é considerado o mais antigo da capital mineira em funcionamento. Situado no bairro Santa Tereza.

5.1 - Bar nos dias atuais:

Pode se definir como Bar, um estabelecimento comercial que possua um balcão, de tamanho variado, onde serve-se bebidas alcoólicas ou não, ao lado da barra bancos altos onde as pessoas se assentam para apreciar suas bebidas prontas ou misturadas.

Alguns servem refeições sendo chamados de Bar e Restaurante, podendo haver dois ambientes, o bar e o salão, com diversas cadeiras e mesas para dar mais conforto ao cliente.

6 - TIPOS DE BAR

1 - BOTECO

Os estabelecimentos menores e mais modestos são conhecidos como botequins, ou seja, diminutivo de bar, também chamados de botecos.

2 - PUB

Normalmente se parece como uma taberna, as vezes abaixo do nível da rua com uma decoração rústica, com uso frequente de muita madeira, um lugar fechado ,pois a Inglaterra é frio, onde se encontra sempre um balcão de madeira largo e comprido e muito chope de caneca

3 - AMERICAN BAR

É um bar clássico, tipicamente americano, onde Barman é a atração, preparando os cocktails no balcão e com as mesas do salão voltadas para ele. Ao fundo do balcão possui imensas prateleiras que servem de exposição e guarda das bebidas. As cadeiras altas próximas ao balcão permitem uma interação dos clientes e Barmen.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com