TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 11

COLÉGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBTISCHEK DE OLIVEIRA

CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

FERNANDO CONSOLO COSTA

        

UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO

MARINGÁ

2017

FERNANDO CONSOLO COSTA

UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnico de Segurança do Trabalho   do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira para nota parcial da disciplina Comunicação e Educação em Segurança do Trabalho Ministrado pela professora Rosimar Jezualdo.

MARINGÁ

2017

À minha mãe, meu irmão e minha namorada  sem o amor incondicional de vocês hoje não estaria aqui.

À  professora Rosimar Jezualdo por todo o apoio e ensina para a eloboração deste documento e por sempre fomentar o saber.

‘’ O fim da arte e da educação é substituir a natureza e contemplar aquilo que ela apenas começou” (Aristóteles)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO                                                                                                         6

2. HISTORIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO                                                        7

2.1 Segurança do trabalho no mundo                                                                       7

2.2 Segurança do trabalho no Brasil                                                                         8

3. CONCLUSÃO                                                                                                         10

REFERÊNCIAS                                                                                                          11

APÊNDICE                                                                                                                 12

ANEXOS                                                                                                                     13



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa uma análise da história e evolução da segurança do trabalho, sendo que primeiro é feita uma contextualização no mundo sobre o tema e depois como o tema é abordado no Brasil.

Será feita uma revisão bibliográfica de literaturas anteriores sobre o tema de forma a elucidar como a segurança do trabalho veio evoluindo ao longo dos séculos no mundo e em específico no país.

Tendo em vista que muitas leis e foram criadas sobre o tema é importante saber contextualizar a forma como elas foram surgindo e traçar paralelos entre o mundo e o Brasil, não apenas na diferença de tempo para as leis surgirem, mas os processos que a fizeram existir.

Portanto é de suma importância que um profissional entenda quais as raízes da área que ele trabalha para ter uma visão global dos acontecimentos e poder às vezes até antes das leis, antecipar e adiantar processos no mundo globalizado.

  1. HISTÓRIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

2.1 SEGURANÇA DO TRABALHO NO MUNDO

Durante o decorrer da evolução humana as relações de trabalho também foram evoluindo, segundo Mendes e Oliveira (1995) durante a transição do sistema feudal para o capitalista foram surgindo maiores relações entre a saúde e o trabalho.

Porém muito antes disso no século IV a.C. o médico Hipócrates já reconhecia e registrara a toxidade do chumbo na mineração, 500 anos depois um sábio romano chamado Plínio complementou os estudos de Hipócrates, comentando sobre os perigos iminentes do manuseio de zinco e enxofre e doa exposição dos trabalhadores ao mercúrio e poeira, Plínio ainda descreve a primeira utilização de equipamento de proteção individual (EPI) pelos escravos ao colocarem sobre o rosto panos ou bexigas de animais para atenuar a inalação de poeiras (MENDES, 1995).

Após esse período no feudalismo acontecem evoluções para o homem, no entanto, essas evoluções ficam restritas as áreas da engenharia e em específico na militar, apenas em 1473 é publicado pela editora Ulrich Ellenbog um panfleto sobre doenças ocupacionais com instruções a respeito de saúde ocupacional, logo após em 1556 Georgius Agrícola foi quem efetivamente publicou sobre fatores de risco associados à indústria de mineração em seu livro “De Re Metallica” que foi traduzido para o inglês somente em 1912 (CLAYTON, 1991).    

Devido à demora para uma tradução, o primeiro estudo publicado sobre o tema é considerado a obra de Bernardino Ramazzini intitulada “As Doenças dos Trabalhadores” em 1700, no livro são descritas as doenças de mais de 50 ocupações e medidas mitigadoras para diminuir os acidentes nas indústrias.

Porém começa a ter força de lei apenas durante a primeira revolução industrial, devido a condições de trabalho que beiravam a escravidão, surgiram muitos movimentos sociais e reivindicações trabalhistas forçando os políticos e legisladores a introduzirem medidas cabíveis para evitar maiores revoltas populares e melhorar a produção. Em 1802 o parlamento inglês aprova a Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes (SALIBA, 1998).

As Leis começam a ter um rigor maior em 1933 com a criação da “Lei das Fábricas”, onde o parlamento inglês pela primeira vez regulamenta o trabalho das crianças, impedindo o trabalho noturno dos menores de 18 anos e colocando a idade mínima para trabalho de 13 anos. Além desses fatores a lei estabelecia um máximo de 48 horas semanais de trabalho, o empregador deveria prover educação ao empregado e a lei trouxe pela primeira vez multas para condições de trabalho insalubres (NOGUEIRA, 1984).

Em 1864 e 1878 são feitas implementações significativas nas leis das fábricas, indicando os requisitos para a instalação de ventilação local e exaustora para a remoção de poeiras e fumos que poderiam causar danos a saúde. Devido a todos esses acontecimentos em 1901 o parlamento cria a legislação para riscos de produtos químicos, sendo aqui o marco do divisório da medicina e da saúde ocupacional. Essas séries de Leis impostas pelo parlamento inglês serviram de inspiração para muitos outros países industrializados da época, como a Alemanha e a Suíça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com