TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Sociologia

Exames: A Historia Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

A história humana desde os primórdios, nos leva ao entendimento da necessidade do homem de viver em grupos e é essa a relação que transforma o animal homem em ser humano, isolado, o homem dificilmente conseguiria desenvolver as características humanas. Ao nascer o individuo possui potencialidades de tornar-se humana, é ai que se inicia o processo de socialização da criança: na infância. A criança começa a interagir com outros indivíduos, a viver várias experiências e vai aprendendo a agir e a pertencer a um grupo social.

Nesta fase podemos identificar os principais agentes de socialização: a família e a escola. A família é o primeiro e o mais importante agente de socialização, é a base de toda a estrutura onde será transmitida a criança todas as informações, valores, normas e costumes, ou seja, toda a cultura daquela família e que irá influenciá-la de forma significativa por boa parte de sua vida. Os pais de um modo geral passam para seus filhos toda a conduta familiar que lhe foi passada sejam mais ou menos autoritários ou flexíveis, essa cultura irá variar de acordo com a tradição de cada família.

A escola representa para as crianças um novo universo, onde terão que atuar em uma grande organização entender que as relações sociais são diferentes do núcleo familiar, e as normas e regras de conduta se aplicam a todos e o seu reconhecimento será através do seu desempenho. A criança deixa de ser o centro das atenções e passa a fazer parte de um grupo social e a se comportar como tal o brinquedo que em casa é só dela, na escola terá de que ser compartilhado com outras crianças.

A criança que recebe nesta fase as informações, os estímulos necessários, terão como consequência no decorrer de sua vida, no grupo social ao qual pertence seja, escola, trabalho, família e amigos a capacidade de participar ativamente, de se posicionarem diante das adversidades e contribuir para a formação de uma sociedade consciente e atuante.

Fonte: PLT nº 254 Sociologia Geral - cap. 3 - Autor: Reinaldo Dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com