TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Do Atletismo

Casos: A Historia Do Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  4.708 Palavras (19 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

• Introdução..................................................................................................3

• A Origem do Atletismo: No Egito Antigo e Mesopotâmia..........................4

• Os gregos pré-clássicos – micênicos e minóicos......................................5

• A maratona lendária...................................................................................6

• Origem do Atletismo como esporte............................................................7

• Da Idade Média aos vitorianos.................................................................10

• De Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais..............................13

• Corridas....................................................................................................15

• Maratona..................................................................................................16

• Lançamentos............................................................................................17

• Saltos.......................................................................................................19

• A Pista......................................................................................................21

• Benefícios.................................................................................................22

• Conclusões finais.....................................................................................22

• Referências Bibliográficas........................................................................23

Introdução

A execução deste trabalho motivou o presente estudo, que a seguir apresento: A história e origem do atletismo, o surgimento das modalidades de provas e suas regras. Aprofundando os conhecimentos a forma organizada mais antiga de esporte.

Como metodologia a ser utilizada na elaboração, optou-se pela pesquisa descritiva com recursos de estudo de caso e documental. Por fim, realizado e analisado o trabalho, apresento minhas considerações finais quanto a importância histórica dessa atividade num contexto participativo e competitivo.

O Atletismo é a modalidade esportiva, com organização e regras (ainda que arcaicas) mais antiga da história. E apesar da primeira Olimpíada ter sido organizada pelos gregos no ano 776 a.C. O Atletismo vem de muito antes. A história do atletismo pode ser dividida em três períodos:

O primeiro, de suas origens, nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.;

O segundo, da Idade Média, a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa;

O terceiro, do renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.

A Origem do Atletismo: No Egito Antigo e Mesopotâmia

As primeiras Civilizações no Egito e Mesopotâmia, milênios antes dos Jogos na Grécia antiga, já tinham a tradição de atividades atléticas . Isto é comprovado por fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas já em 3.000 a.C.

No Egito e Mesopotâmia, o interesse por atividades atléticas ficou registrado em templos e tumbas. O esporte no Egito antigo incluía: luta, combate com varas, boxe, acrobatismo, arco e flecha, vela, jogos de bola, eventos eqüestres e esportes típicos do Atletismo como Corridas, lançamentos de peso… Aliás tudo indica que os eventos atléticos eram restritos aos membros das classes elevadas. Textos egípcios mostram a importância da atividade física na preparação do faraó e membros da corte.

Os gregos pré-clássicos – micênicos e minoicos

Além do Egito e Mesopotâmia, outras civilizações, inclusive na própria Grécia pré-clássica, já praticavam o atletismo antes dos Jogos Olímpicos.

Os Minóicos, civilização que habitava a ilha de Creta no período de 2.100 a 1.100 a.C., tinham interesse especial pela ginástica. Os afrescos indicam que as atividades atléticas eram praticadas por membros da nobreza em áreas perto do palácio.

Na cultura Minóica os touros eram muito importantes (lembrem-se da lenda do minotauro de Creta) e também faziam parte dos eventos esportivos através do salto sobre o touro. Sim, os atletas realizavam saltos sobre touros vivos e provavelmente não muito amistosos! Outros esportes praticados pelos minóicos eram o boxe, luta e acrobacias. Os estudos indicam que havia um componente religioso forte nos eventos atléticos.

Já os micênicos (1600-1100 a.C.), adotaram os esportes minóicos e acrescentaram a corrida de bigas e competições de pista. Tal qual na Creta minuana, os esportes tinham caráter religioso, porém os micênicos preferiam a luta e o boxe.

A maratona lendária

No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos. Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matar seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.

Os gregos ganharam a batalha, mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com