TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do atletismo

Pesquisas Acadêmicas: História do atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.680 Palavras (19 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 19

1. HISTÓRIA DO ATLETISMO

O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte e se vem celebrando há milhares de anos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens.

Os primeiros indícios de competições de atletismo datam de 4 mil anos atrás, quando homens egípcios disputavam corridas entre si.

As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciada pelos Gregos, no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento Olímpico foi o pentatlón, que compreendia lançamentos de disco e dardos, corridas pedestres, salto de longa distância e luta livre. Outras provas, como as corridas de homens com armaduras, formaram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia em 146 a.C. No ano 394 de nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo.

Foram restauradas na Inglaterra ao redor da metade do século XIX, as provas atléticas se converteram gradualmente no esporte favorito dos ingleses. Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade acordaram os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o primeiro comitê nacional em Londres (1866).

Na América, os argentinos foram os primeiros a praticar esse esporte, em 1867. Nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional foi disputado em 1968.

O atletismo posteriormente adquiriu uma grande evolução na Europa e América. Em 1896 se iniciou em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos se celebraram em vários países a intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra.

A primeira modalidade de atletismo disputada nas Olimpíadas antigas foi a corrida de estádio, uma corrida de curta distância com cerca de 192m. Em 1913 se fundou a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede central de Londres, a IAAF é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade aos recordes obtidos pelos atletas.

O Brasil conhece o atletismo desde o início do século 20. Em 1914, no Clube Espéria, em São Paulo, foi realizada a primeira competição oficial do esporte no país.

As mulheres começaram a competir nas modalidades olímpicas do atletismo em 1928.

Com forte característica de explosão muscular, os norte-americanos são os grandes nomes nas provas de velocidade, com 322 medalhas de ouro de 769 distribuídas em todo o atletismo na história dos Jogos Olímpicos até a última edição em 2012.

2. TIPOS DE PROVAS

O atletismo é composto por mais de 20 modalidades, dentre elas o atleta precisa correr, pular, saltar, arremessar, entre tantas outras atividades que colocam de verdade o corpo a prova da sua condição física. As modalidades de atletismo podem ser divididas em quatro grandes grupos de provas: de pista, de campo, de rua e combinada.

2.1 Provas de Pista

As provas de pista se realizam em pistas ovaladas compostas de dois lances retos, unidos com duas seções curvas e todas as existentes na atualidade são ao ar livre é medem 400m.

2.1.1 Corridas Rasas

As corridas rasas constituem-se de provas em pista livre, ou seja, sem obstáculos. Podem ser classificadas como:

- Velocidade: 100, 200 e 400 m (masculino e feminino)

- Semi-fundo: 800 e 1.500 m (masculino e feminino)

- Fundo: 3.000 m (feminino) e 5.000 m (masculino)

- De grande fundo: 42,192 km (masculino e feminino)- Maratona

Corridas de Velocidade

As provas de velocidade caracterizam-se por serem provas de curta distância (nas competições oficiais vão até os 400 metros) e têm por objetivo, percorrer essa distância no menor tempo possível.

100m rasos

É a prova mais nobre do Atletismo. Sua estreia nos primeiros Jogos da Era moderna, em Atenas em 1896, deu o pontapé inicial para que, a cada quatro anos, o mundo se assombre ao conhecer o homem mais rápido do mundo. Os atletas podem completá-la em menos de 10 segundos. Para isso, respiram apenas uma única vez durante o trajeto em linha reta. Na foto temos o recordista mundial, o jamaicano, Usain Bolt com o tempo de 9,58 segundos.

A largada é realizada no início da reta principal de uma pista de atletismo. Cada atleta ocupa uma raia, no qual lhe coube através de sorteio. O atleta deverá percorrer os 100m em sua raia. Será desclassificado se percorrer os 100m na raia que não lhe pertence, quer seja na direita ou esquerda. Em provas oficiais, todos os atletas devem sair em blocos de partida.

A primeira eliminatória dos 100m inclui dez séries com os três primeiros corredores de cada uma delas, juntamente com os próximos dez corredores mais rápidos de todas as séries automaticamente qualificados para as quartas-de-final.

200m rasos

A largada é realizada no início da 2ª curva, ou seja, na metade de uma pista oficial. Depois de “explodir” na largada, os atletas devem manter os corpos em perfeito equilíbrio para enfrentar a curva que, muitas vezes, define quem se sagrará o vencedor. Depois devem dar uma arrancada final.

Como nos 100m rasos, cada atleta deverá ocupar uma raia, portanto com diferente escalonamento. O atleta que correr na raia 1 será seu ponto de partida exatamente nos 200 metros. O atleta da raia 2 deverá largar um pouco mais à frente que o atleta da raia 1. O atleta da raia 3 à frente da raia 2, assim por diante. Pois é preciso haver uma compensação, isto é, todos deverão correr exatamente 200 metros. Os atletas deverão permanecer em sua respectiva raia até o fim da prova, sob pena de desclassificação.

Usain Bolt, o mesmo recordista dos 100 metros é também o detentor do melhor tempo da prova de 200 metros com o tempo de 19,2 segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com