TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Atletismo

Projeto de pesquisa: História do Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, a pedido do professor ---.

Devido à impossibilidade de avaliação prática do conteúdo programático, foi proposto que fosse realizado um trabalho acerca do Atletismo, nomeadamente das suas três modalidades, que seriam parâmetros de avaliação do desporto na disciplina. Essas três modalidades são particularmente a corrida de 60 metros, o salto em comprimento e o lançamento do peso, sendo que o trabalhado realizado vai incidir maioritariamente nas técnicas de execução de cada uma.

Posto isto, espero não só que o trabalho concretizado seja apelativo e informativo, como também que a matéria tratada seja bem explícita e tratada da melhor forma possível.

Conceito de Atlestismo

O atletismo é considerado como um desporto base, pois a sua prática reflecte os movimentos essenciais do ser humano, na medida em que ele caminha, corre, salta e arremessa. Este apresenta-se dividido por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com excepção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Esta modalidade desportiva consiste numa variedade de desportos competitivos de corrida, marcha, saltos e lançamentos. As provas de corrida e de marcha realizam-se em pista, em estrada, ou em corta-mato. As provas de corrida disputadas no âmbito dos Jogos Olímpicos dividem-se em três grupos: provas de velocidade, das quais fazem parte as distâncias de 100, 200 e 400 m, e estafetas; e as provas de meio-fundo e fundo, compreendendo os 800, os 1500, os 5000 e os 10 000 m, os 3000 m obstáculos, a meia-maratona e a maratona, uma longa corrida realizada em estádio e estrada. As corridas com barreiras efectuam-se em 110, 200 e 400 m para homens, e 100 e 400 m para senhoras. As provas de saltos incluem o salto em altura, o salto em comprimento, o triplo salto e o salto à vara. Os lançamentos dividem-se em lançamento do dardo, do disco, do martelo e do peso. Existe ainda o decatlo, especialidade que abarca um conjunto de dez modalidades atléticas, compreendendo provas de corrida, lançamento e salto.

História do Atletismo

O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e é celebrado há mais de mil anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto de longitude e luta livre. Outras provas, como as carreiras de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram a celebrar as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauraram-se na Inglaterra em meados da metade do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no desporto favorito dos ingleses. Em 1834, um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exibíeis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), seguido de Londres (1866) e também nos Estados Unidos (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde, os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, excepto em tempo de guerra. Em 1913 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e oficializando as melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.

Estádio de Atletismo

Um estádio é concebido de modo a que possam ocorrer ao mesmo tempo provas de corrida (ou pista), bem como de saltos e lançamentos (ou campo). As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. A pista moderna é oval, mede 400 m de perímetro, e possui seis a dez faixas. A superfície da pista é geralmente de plástico ou borracha, o que a torna tanto resistente ao tempo como ao atrito. As modalidades de campo realizam-se no centro da pista, área essa que se designa por centro do campo.

Corrida

. Estafetas (4x100m; 4x400m)

. Marcha (10000m; 20000m; 50000m)

. Barreiras (100m; 110m; 400m)

. Fundo (5000m; 10000m; Maratona 42km)

. Meio-fundo (800m; 1500m; 3000m obstáculos)

. Velocidade (60m; 100m; 200m; 400m)

As provas de velocidade caracterizam-se por serem provas de curta distância e têm por objectivo, percorrer essa distância no menor tempo possível. Nas corridas até 400 m inclusive, cada atleta terá de ter uma pista individual, com uma largura de 1,22 m, limitada por linhas com 5 cm de largura. Em todas as provas de velocidade, os blocos de partida terão de ser usados. Quando colocados na pista, nenhuma parte do bloco de partida poderá situar-se sobre a linha de partida ou prolongar-se para outra pista individual.

Técnicas determinantes na corrida de velocidade

Na corrida de velocidade podemos distinguir três fases importantes: a partida, o desenvolvimento da corrida e a chegada. Na fase da corrida propriamente dita, ainda podemos distinguir três fases distintas: a fase de aceleração, a de manutenção da velocidade máxima e a fase de desaceleração.

Partida

Em situação de competição a partida é indicada por um juiz através das seguintes vozes de comando:

“Aos seus lugares” – o atleta deve:

- Colocar-se nos blocos numa posição de cinco apoios no solo (mãos, pés e joelho);

- Colocar os pés nos blocos, normalmente com o membro inferior mais forte no bloco da frente;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com