TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Atletismo

Artigo: Historia Do Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 3

1) O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, saltos e arremesso e lançamentos. De modo geral, o atletismo é praticado em ambientes fechados, estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas nas ruas ou no campo

O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e vêm-se celebrando desde á milhares de anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento Olímpico foi o pentatlo, que consistia em lançamentos de disco e dardo, corridas pedestres, salto em distancia e luta livre. Outras provas, como as corridas de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia em 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodosio aboliu os jogos. Durante oito séculos não foram realizadas competições organizadas de atletismo.  

Após este longo período as competições esportivas voltaram a ser organizadas na Inglaterra no século XIX, as competições começaram com provas atléticas que se transformou gradualmente em um dos esportes favoritos dos ingleses. Também no século XIX realizaram-se as primeiras competições atléticas entre as Universidades de Oxford e Cambridge (1834), o primeiro Meeting nacional aconteceu em Londres (1866) e o primeiro Meeting amador foi realizado nos Estados Unidos, que aconteceu em 1868.

O atletismo posteriormente adquiriu uma grande adesão na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, com algumas modificações dos antigos jogos que os gregos realizavam em Olímpia. Maistarde os jogos começaram a ser realizados em vários países a cada quatro anos, como é realizado atualmente, exceto em tempo de guerra. Em 1913 fundou-se a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede em Londres, a IAAF é o organismo que rege as competições de atletismo, estabelecendo as regras e oficializando os recordes mundiais obtidos pelos atletas.

No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos - CBD, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas no país. Isto continuou até 1977, quando foi constituída a CBAt.

Em 1914, a CBD filiou-se à IAAF e a primeira participação de atletas brasileiros em torneio internacional aconteceu em 1919 quando uma equipe nacional participou do 1º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Montevideo (Uruguai).

O atletismo separou-se da CBD, oficialmente, a 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro (RJ) a CBAt, que veio a funcionar, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 1979. A CBAt manteve-se no Rio de Janeiro até 1994, quando, por facilidades de apoio a seu funcionamento, a sua sede foi transferida para Manaus.

A primeira competição de caráter nacional no país foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em 1929. A última edição deste campeonato foi disputada em 1985. O Troféu Brasil de Atletismo (Campeonato Brasileiro de Clubes), criado em 1945, é a principal competição do calendário da Brasileiro.

Nos 87 anos da IAAF, apenas dois Campeonatos Mundiais de Atletismo foram realizados na América do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com