TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Do Material Didatico

Monografias: A Historia Do Material Didatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Historia do material didatico

Recursos didáticos utilizados no passado e nos dias atuais levando os alunos a reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais da escola.O conceito de material didático é qualquer recurso didático que leva o aluno a aprender.

Historicamente o primeiro recurso didático foi a pedra lascada,um instrumento que servia para comunicação e ensinar os recursos de sobrevivência.Com o passar do tempo o homem aprendeu a usar os jogos recreativos e os primeiros brinquedos das escolas tinha uma função recreativa que cada sexo tinha que brincar se preparando para o que cada papel na humanidade.

Na Antiguidade surgiu a escrita,depois veio o papiro que depois foi substituído pelo pergaminho que logo foi substituído pelo papel.Os primeiros livros didáticos eram usados somente por professor que era responsável de passar o que estava escrito usando sua criatividade e lúdicidade para que o aluno pudesse entender com tal facilidade.Desta forma as cartilhas foram sendo inseridas no processo de aprendizagem e alfabetização cumpriam também o papel de preparar a população para viver em sociedade, desta forma, ensinava as noções de higiene para evitar as doenças advindas pela falta desta.

O quadro negro surge então para auxiliar o professor durante o processo dos alunos facilitando a discussão dos conteúdos e também a participação.De fato o quadro negro é de grande importância,só que o professor não pode deixar somente o quadro negro como recurso didático, ele terá que utilizar outras formas de transmitir conhecimento.

“Outro recurso são os cartazes, que Freitas (2007, pág. 36) relata ser um meio de comunicação de massa, um recurso visual cuja finalidade é de anunciar os mais diversos tipos de mensagens. Certamente o cartaz tem o objetivo de transmitir mensagens para os educandos, motivando e passando alguma informação importante que precisa ser destacada.Por meio desse recurso é possível deixar a vista de toda a sala, os conteúdos que já foram trabalhados, fazendo com que os alunos relembrem o que aprenderam. Os cartazes devem conter letras de vários tamanhos e espessuras para que os alunos possam entender a mensagem que o recurso deseja transmitir. Existem várias maneiras de confeccionar um cartaz, desde que a letra utilizada seja escolhida de forma adequada para o entendimento dos educando, sendo simples e fácil de ser lida..”Materiais didáticos,3

“O mural didático é utilizado para colocar textos ou desenho despertando interesse do aluno em relação ao conteúdo estudado. No mural deve conter mensagens simples e de fácil entendimento da turma, deve ter um título que chame a atenção,deve conter várias gravuras e o texto deve explicar o que as ilustrações querem transmitir.O álbum seriado surge com o objetivo de transmitir aos alunos o conteúdo de uma forma mais expositiva, por meio de figuras, desenhos e textos, expondo a matéria para toda a turma através de um objeto visível a todos, transmitindo os principais pontos do conteúdo trabalhado de maneira progressiva e dinâmica.”Materiais didáticos,4

O mimeógrafo foi inventado para auxiliar na agilidade de materiais impressos, contribuindo para a reprodução de materiais didáticos utilizados pelos professores e com sua didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com