TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Equação de 2° Grau

Por:   •  9/11/2019  •  Artigo  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO

DE

MATEMATICA

Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

Alunas: Heloisa e Yasmin

9° ano D


Introdução

Nesse trabalho iremos abordar sobre a Historia da Equação de 2° grau e os  Matematicos que contribuiram no desenvolvimento da formula. Estaremos socializando sobre o por que da formula de bhaskara ser chamada assim somente no Brasil.Dentro do periodo historico houve a socializacao deste entre os matamaticos, contribuindo de forma evolutiva.


A Historia da Equação de 2° grau

Babilônios, egípcios e gregos utilizavam técnicas capazes de resolver esse tipo de equação anos antes de Cristo. Babilônios e egípcios utilizavam-se de textos e símbolos como ferramenta auxiliar na resolução.

Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau. Diophanto contribuiu para mais um avanço na busca da resolução de equações do 2° grau ao apresentar uma outra representação da equação introduzindo alguns símbolos, pois até então a equação e sua solução eram representados em forma discursiva.

Dentre os indianos, os matemáticos Sridhara, Bramagupta e Bhaskara também contribuíram para o desenvolvimento da Matemática, fornecendo importantes informações sobre as equações do 2º grau. Sridhara foi o primeiro a estabelecer uma fórmula matemática para a resolução das equações biquadradas, pois Bramagupta e Bháskara trabalhavam utilizando textos

Os árabes foram brilhantemente representados por al-Khowarizmi, que se baseando no trabalho dos gregos, criou metodologias para a resolução de equações do 2º grau. A representações geométricas utilizadas por al-Khowarizmi são influenciadas por Euclides. Eles descartavam as raízes negativas, por serem “inadequadas” e aceitavam as raízes irracionais. Tinham também uma “receita” para a solução das equações de forma puramente algébrica.

A abordagem chinesa para a resolução destas equações foi o método fan-fan, publicado por Zhu Shijie, no século XIII, no seu Tratado das Nove Seções. O método foi redescoberto no século XIX, pelos ingleses William George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes, pelo algebrista italiano Paolo Ruffini . O método fan-fan ficou conhecido na Europa como método de Horner. Na verdade, ele já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669.

No século XVI, o francês Viète que o método resolutivo das equações do 2º grau ganharam como símbolos, as letras. Viète é o responsável pela modernização da álgebra. Seus trabalhos foram desenvolvidos por outro francês, denominado René Descartes.        

Matematicos que cotribuiram no desenvolvimento da formula

[pic 1]

Euclides de Alexandria (nascido no século III a.C.), foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o “Pai da Geometria”. Além de sua principal obra, Os Elementos, Euclides também escreveu sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.

[pic 2]

Diofanto de Alexandria (nascido entre 201 e 214 — falecido entre 284 e 298), foi um matemático grego. É considerado por muitos como “o pai da álgebra”. Este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a.C.) tem na Geometria e Ptolomeu (85–165) na Astronomia


[pic 3]

Sridhara (nascimento: 870 d.C.- falecimento: 930 d.C. foi um matematico e filosofo  indiano

[pic 4]

Brahmagupta (nascimeto: 598 — falecimento: 668) foi um matemático e astrônomo indiano que ocupa lugar de destaque na história da civilização oriental, tendo sido considerado por Bhaskara II “uma joia no círculo dos matemáticos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (739.9 Kb)   docx (699.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com