TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de História da América no 1º e 2º Grau

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Humanas e Filosofia

Disciplina: CHF 180 - História da América I

Docente: Prof. Drª Elizete da Silva

Discente: Mariane de Jesus Nascimento

Análise do texto “O Ensino de História da América no 1º e 2º graus”

O texto escolhido para a análide é de autoria da profª Drª Celeste Pacheco em parceria com a profº Drª Lina Maria Brandão Aras e tem como objetivo problematizar questões relativas ao ensino de Históra da América na Educação básica (1º e 2º graus).

As principais preocupações apresentadas pelas autoras consiste no tocante à relação  ensino aprendizagem na área e como essa relação ocorre.

As autoras apontam que o tema sobre o ensino de História da América surge como ponto de reflexão e revisão historiografica sobre as sociedades americanas, como como para repensar o ensino sobre o tema, porém, essa última reflexão surge especificamente por parte dos professores, o que nos leva a refletir de qual maneira se dá a produção dos materiais sobre o tema na academia, já que na teoria o conhecimento é produzido no 3º grau (ensino superior) e reproduzido na educação básica como conteudo ja elaborado.

Em meio às preocupações apresentadas pelas autoras, surge o fator ligado à tentativa de aproximar a universidade da escola no que se refere à pesquisa e ensino. Como sabemo, grande parte dos conteudos apresentados na educação básica é centrada na História da Europa e sobre essa questão, as autoras apontam a possibilidade de uma tendencia da historiografia em valorizar o sentido de desenvolvimento da civilização a partir da Europa, logo, as outras sociedades são vistas como “menos importantes”.

Algo interessante apresentado no texto é sobre as três concepções presentes nos conteudos: a concepção idealista, que trata dos heróis; a positivista, que considera seu conhecimento como verdad absoluta; e a narrativa, que se preocupa em descrever os fatos cronologicamente. Com isso surge a importancia de refletir acerca dos conteudos de História da América e o tratamento dado a eles nos livros didáticos. As autoras apontam a constatação de que os conteudos sobre o tema aparecem de forma bem fragmentada levando à problemas como: interrupção de processos históricos; privilégios para algumas regiões específicas; estigmatização de personagens e fatos historicos; e exclusão do Brasil comop parte da História da América. Isso tudo porque esses assuntos aparecem como desdobramentos da História Geral Européia.

Um ponto importante que aparece no texto é sobre a história cronológica e positivista reproduzida nas escolas. Elas apontam que apesar dos professores se dedicarem a atividades para melhorar seu desempenho profissional essa reprodução ainda ocorre.

Ao discutir sobre os Livrod didáticos, as autoras levantam um fator importante sobre o assunto, que é a transformação do material que deveria ser um recurso secundário de apoio em principal material de estudo do aluno e de trabalho do professor. Então, elas vão apresentar duas visões que podem ser encontradas nos livros didáticos, a visão tradicional e a visão modernizante.

Sobre avisão positivista, as autoras vão apresentar que os conteudos de História da América trazem a visão heróica do colonizador, ele que é visto como quem vai levar a civilização à América Selvagem, principalmente quande se referem aos povos pré-colombianos.

Ao discutir sobre a visão modernizante, elas vão falar acerca dos trabalhos dos novos autores e como esses trabalho não têm contribuído para a melhoria dos textos didáticos e que apesar de abordar os assuntos de forma diferente e “moderna” ainda apresentam alguns problemas. Nesses materiais que surgem a tendencia para o uso dos paradidáticos. Um dos problemas apontados pelas autoras , é a forma como a história dos povos pré-colombianos pasou a ser tratada de forma arqueológica e exótica; a conquista passa arepresentar catastrofe; o genocídio vai aparecer de forma injustificada e a exploração das riquizas naturaisserão o único objetivo do conquistador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com