TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Matemática

Monografias: A História Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

A História da Matemática

A matemática está em toda parte, na informática, arquitetura, medicina, física, química, etc. Antigamente o homem já usava a matemática para facilitar sua vida e organizar a sociedade. O nosso mundo é feito de padrões e sequências que estão por todo lugar... no dia que se torna noite, nos animais que andam pela terra em constante mutação, nas paisagens que são frequentemente alteradas. Um dos motivos que contribuíram para o surgimento da matemática foi a busca pelo entendimento de o porquê essas coisas acontecem. Até os animais utilizam alguns dos conceitos mais básicos da matemática: espaço e número. Eles sabem o quanto devem correr para fugir de um ataque de outro bicho, ou se está faltando algum membro de seu bando, ou mesmo a que distância está sua presa e se é possível pegá-la. Mas foi o homem quem pegou esses conceitos básicos e começou a construir padrões e fazer conexões para contar e ordenar o mundo. Com isso, um novo universo mkatemático começou a surgir.

Em 6.000 A.C., ao redor do rio Nilo, iniciou-se um período muito importante para o início da matemática. As terras da várzea do rio Nilo eram perfeitas para o plantio, a agricultura. Os Egípcios perceberam isso e começaram a situar-se à sua volta. Assim, como a cheia do rio era o momento mais importante para suas vidas, pontuaram-na como o início do ano. Os Egípcios registravam o que acontecia em determinados períodos de tempo. Para isso, precisavam calcular quantos dias haviam entre a mudança da lua, quantos dias haviam entre as cheias do Nilo e assim foram criando um calendário e dando vida aos números e quantificações. Eles usavam seus corpos para medir o mundo. Um palmo era relacionado a largura da mão, um cúbito era a distância entre o cotovelo e as pontas dos dedos e, assim, as medidas foram se aperfeiçoando. Os Egípcios precisavam de uma forma de registrar seus cálculos, surgindo os hieróglifos em um sistema decimal baseado nos dez dedos das mãos. A matemática foi se desenvolvendo e ganhando grandes proporções a partir de então.

Podemos perceber que o processo de numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade. Ou seja, foi a partir da necessidade de se comunicar com o mundo, de se desenvolver e sobreviver, que surgiu a necessidade de utilizarmos os números, cálculos, quantificações, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com