TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Matemática

Dissertações: A História Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

A História da Matemática – A Linguagem do Universo

Desde os primórdios da humanidade que o homem procurou encontrar uma maneira de entender alguns padrões naturais, tais como: calcular distância, quantidade, espaço, entre outros. E foi a partir destes fundamentos, que foram surgindo os primeiros sinais de uma disciplina que iria ser o principal meio de estudo de tais especulações: A Matemática.

Nessa perspectiva, o pesquisador matemático Marcus Du Sautoy embarca numa viagem extremamente fascinante por esse grandioso mundo, cheio de números, fórmulas, expressões e descobertas importantíssimas, que indubitavelmente mostram a relevância da matemática para a humanidade.

Os primeiros passos da matemática iniciaram-se no Egito, com a necessidade que os egípcios tinham de contar e medir, para o cálculo das áreas de terras, para o trabalho e para a contagem de grãos, para isso eles levaram em consideração a inundação do Rio Nilo.

Dessa forma, eles foram os responsáveis pela criação do calendário, alguns textos revelam um sistema de numeração egípcia, que os ajudavam no cálculo. Assim como a construção das belas pirâmides, que provavelmente surgiu com a ideia de uma corda com três, quatro e cinco nós, para construírem ângulos retos. Outras contribuições importantíssimas foram no sistema de numeração decimal e na geometria.

Além dos egípcios, outros povos também tiveram descobertas grandiosas para o conhecimento matemático, como os babilônios que eram fascinados pela matemática e foram os responsáveis pelas primeiras equações matemáticas da história, assim como a utilização do número zero pela primeira vez e, principalmente pela equação quadrática.

Outro povo também apaixonado pela matemática eram os gregos, que trouxeram contribuições incisivas para a construção de teoremas através de seus teóricos matemáticos, como Pitágoras, Platão, Euclides, Arquimedes, entre outros, principalmente na área da geometria. Os romanos também deixaram um legado matemático através de sua estudiosa matemática Ipazia.

Assim sendo, é perceptível que a contribuição de todos esses povos foi de suma importância para a nossa matemática atual, haja vista que a utilizamos em praticamente tudo o que fazemos.

A História da Matemática 2 – O Gênio do Oriente

Como observamos no vídeo anterior, os egípcios, os babilônios e os gregos foram os pioneiros na utilização dessa disciplina que é indispensável à nossa sobrevivência, a Matemática. Eles deram o pontapé inicial para que fosse possível chegar à matemática na forma como a conhecemos hoje, tão completa e facilitada.

Desse modo, neste segundo vídeo intitulado “O Gênio do oriente”, o matemático Marcus Du Sautoy continua sua jornada em busca de novos horizontes para tentar desvendar os segredos que nos trouxeram essa herança matemática que temos atualmente.

Dessa vez, ele começa nos mostrando uma das sete maravilhas do mundo medieval, a Muralha da China. Esse foi um extraordinário feito, já que serviu de inspiração para a evolução de uma matemática sofisticada, pois os chineses teriam que calcular distâncias, ângulos e a quantidade de material necessário.

O sistema numérico chinês era simples, porém, eles já usavam o sistema de casas decimais para facilitar o cálculo. Como não possuíam o símbolo zero, eles deixavam espaços vazios e calculavam sem muitos problemas. No entanto, mesmo sem o zero, consideráveis avanços matemáticos foram creditados a eles.

Como a China estava em ascensão, era necessário uma melhor organização na área matemática, por isso eles usavam um livro chamado “Os Nove Capítulos”, com problemas de áreas como comércio, abrangendo em sua essência, a ideia de resolução de equações.

Outra civilização que teve relevantes contribuições para o ramo da matemática foram os indianos, eles foram os primeiros a desenvolver um sistema numérico com um símbolo para representar o zero, que foi uma grande revolução no avanço matemático. A Índia também usavam o sistema de casas decimais, eles o aperfeiçoaram tanto, que praticamente o usamos até em nossos dias atuais. Os indianos tinham uma capacidade de abstração muito grande, foram que conceberam as incógnitas, eles também fizeram grandes descobertas em trigonometria.

Outro império que se destacou no ramo matemático foram os islâmicos, que criaram sua própria matemática ao fundar a Casa da Sabedoria, que se tornou ponto-focal das tentativas de reunir conhecimentos matemáticos. Os muçulmanos voltaram-se mais para a geometria, além de aperfeiçoarem o sistema de numeração indiano, criando uma nova linguagem matemática, que seria a Álgebra.

A História da Matemática 3 – As Fronteiras do Espaço

No terceiro vídeo da série, o professor Marcus nos revela que o século XVII foi de grande intensidade intelectual, sendo que diversas teorias matemáticas foram desenvolvidas nessa época. Começando com o grande filósofo e matemático René Descartes, que saiu da França diretamente para a Holanda, a fim de ser melhor compreendido. Escreveu livros que incluía conteúdos matemáticos e filosóficos, também escreveu uma proposta que unia álgebra e geometria. Além de associar números à formas, equações à curvas, que seria um grande avanço não só para a matemática como também para a física.

Nesse meio, a Grã-Bretanha surge como potência e precisava de ajudas matemáticas em suas medições, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com