TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História De Martinho Lútero

Dissertações: A História De Martinho Lútero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

Lutero

Martinho Lutero foi educado com extrema brutalidade pelos seus pais, aos 22 anos ingressou no Mosteiro decidiu que seria padre. Mesmo com todos os estudos sobre o evangelho sua alma não conhecia a paz. No dia 02 de maio de 1507, Martinho Lutero rezou a sua primeira missa. A carreira de Lutero como pregador público foi iniciada em Wittenberg na capela da ordem dos agotianos.Lutero logo se mostra adverso à Escolástica, as doutrinas que se caracterizavam, sobretudo, pelo exame do problema do relacionamento entre a fé e a razão. Passa a analisar, de maneira apaixonada, a concordância do saber natural com o saber revelado. Mas ao visitar a capital da cristandade, Lutero se desiludiu com a cupidez do clero do clero, pois ali, como se fosse numa feira, bispados, dioceses e sacramentos estavam a venda.

Depois de regressar à Alemanha, o desencanto Martinho Lutero é eleito subprior do Mosteiro de Wittenberg e alcança o grau de teor em teologia.

Ele se encarrou de defender a sua ordem contra a dos dominicanos, pois as querelas entre grupos de cristãos, a propósito de ninharias eram quase rotineiras. As preleções de Lutero lhe deram grande prestígios, espalharam a sua fama. Metres e estudantes vinham de longe, querendo ouvi-lo. Crescia, no entanto, a fama de Lutero, como pregador e professor, em 1515 ele ganhou o cargo de vigário provincial da Ordem dos Eremitas Agostianos. Lutero vivia assoberbado pélo trabalho e por longos tormentos espirituais.

Um dia Luteroemitiu a seguinte cofissão :"Quando vou para cama, o diabo esta sempre me aguardando". Lutero se baseia na convicção imutável e viva de que tudo o que pensa, diz e faz, é pensado, dito e feito por Deus. O luteranismo ganhou mais vigor na França, na Polônia, na Hungria, na Suécia e na Dinamarca, mas foi fragmentado - se ,por que se dividio em numerosas seitas. Surgiram ao longo do tempo ,como resultado de sua ação ,de sua influência ,os huteristas da Morávia:Os estancaristas de Francisco Stancar entre outros. Lutero queria reconstruir a fé , purifica-las e devolver ao povo uma participação mais ativa no culto , afim de torna mais simples ,compreensível,o reformador substituiu o latim pelo idioma alemão. E também escreveu músicas e letras de hinos,para que a igreja luterana fosse "a igreja que canta" o ecomelodiosoda voz dos anjos. Entretanto , mesmo ai , lutero não se esqueceu de citar o arrenegado.

Lutero mesmo depois de causar todos os conflitos religiosos,ainda arrisca pelejando com o anjo da treva. Ele continuava a ver o diabo em toda parte.

A guerra furiosa de lutero e dos protestantes contra a igreja católica impôs a esta a nessecidade da abertura de um concilio ecumênico. Para a doutrina de lutero , o pecado original éa corrupição total da natureza humana , os decendentes da Eva ,no entender dos evangélicos , não podem aspirar nem o mal , nem o bem .

Na luta contra o papado , a igreja Romana , o reformador martinho lutero teve a coragem de assumir uma posição clara bem definida .

Não resta duvida que lutero teve muita coragem para fazer o que fez e também para um religioso soltar uma frase como esta :

"Todos nós estamos sujeitos ao diabo ,os nossos corpos e os nossos bens , e somos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com