TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Natura e Informações Relevantes

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.918 Palavras (28 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 28

RESUMO

A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo. Para desenvolver seus produtos, mobiliza redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. A Natura busca em primeiro lugar o desenvolvimento sustentável. Durante a produção, não utiliza testes em animais e faz observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações de produtos de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza. Consideram os consultores primeiros consumidores. É por meio deles que os produtos Natura chegam às mãos de seus clientes, e incentiva que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades através da mais alta tecnologia do mercado. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura e de seus conceitos antes de oferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.

Palavras chave: Natura Cosméticos, Rede Natura, Empresa Sustentável.

ABSTRACT

Natura is a brazilian origin brand, born of passion for cosmetics and for relations, present in seven countries of Latin America and in France. In Brazil, is the leader industry in the market of cosmetics, fragrances and personal care, as well as in the direct sales industry. Since 2004, is a publicly traded company, with shares listed on the new market, the highest level of corporate governance of the São Paulo Stock Exchange. To develop its products, mobilize social networks able to integrate scientific knowledge and wisdom of traditional communities, promoting, at the same time, the sustainable use of biodiversity-rich brazilian botanist. Natura search first sustainable development. During production, does not use animal testing and makes strict observance of the strictest international safety standards. The result are creations of high quality products that provide pleasure and well-being, with design inspired by the forms of nature. The consultants are considerated the first consumers. It is through them that Natura products arrive at the hands of their customers, and encourages establishing quality relationships based on understanding and meeting your needs through the best technology on the market. To do this, it´s part of the activity of the consultancy the knowledge, the use and benefits experience of Natural products and their concepts before giving them to relatives, friends, acquaintances.

Keywords: Natura Cosmetics, Natura Network, Sustainable Enterprise.

1 INTRODUÇÃO

Estamos em uma era que o mercado é extremamente competitivo e globalizado, as empresas precisam desenvolver ou adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias, para que suas estratégias alcancem seus objetivos.

Através dos conteúdos estudados nas disciplinas do primeiro bimestre do Curso Gestão Comercial, foi analisado a importância de associar uma boa comunicação e administração juntamente com as técnicas de informática utilizada em uma empresa.

A empresa analisada é a Natura S.A, que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal.

As vendas diretas representam o principal canal de distribuição dos produtos da Natura, composta por uma rede de quase 1,8 milhões de consultoras pelo mundo. A empresa está presente além do Brasil, na América Latina e Europa.

A Natura busca em sua estratégia a construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.

De acordo com nossa pesquisa, a empresa é pioneira em preservação ambiental. Já em 1983, a empresa passou a introduzir refis, sendo a primeira no setor de cosméticos brasileiro.

Em 2007 passou a fornecer aos seus consumidores produtos de carbono neutro, graças ao seu Programa Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEEs), desde a atividade de extração de matérias-primas até a disposição final do produto no meio ambiente.

Percebe-se que a empresa tem procurado diversificar seus canais e pontos de vendas com o objetivo de expandir e explorar novo mercados. A empresa evoluiu de marca especializada em venda direta, para varejista de peso no mercado de cosméticos, inclusive no mercado internacional.

A marca conta com lojas no exterior e uma em São Paulo, com previsão de abertura de novas lojas para 2018.

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 História da Natura e informações relevantes.

Tudo começou no ano de 1969 quando o economista Antônio Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda., em sociedade com Jean Pierre Berjeaout, que viria a se chamar Natura Cosmético.

A partir de 1974, a marca adotou o sistema de venda direta, e assim surgiram as Consultoras Natura, revendedoras autônomas que compram e revendem os produtos da marca. A decisão de optar por um atendimento personalizado se baseou em uma alternativa que viabilizaria o crescimento da empresa apoiado na força das relações pessoais.

Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos.

Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo a comercializar produtos com recargas ou refil.

Em 1994 iniciou através do Chile, Peru e Argentina a expansão na América Latina.

Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade Brasileira.

Em 2001, inaugurou o complexo industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com