TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do trabalho

Por:   •  24/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Este relatório foi feito no intuito de apresentar informações baseadas no seguinte tema: História e cultura do trabalho. O trabalho faz parte das necessidades humanas desde os  primórdios. No inicio, o trabalho era feito  apenas para manter as necessidades básicas, com o tempo, o homem começou a desenvolver ferramentas para , assim, ter meios mais apropriados para garantir sua estabilidade e sucesso.

Desenvolvimento

Relacionamento interpessoal, ética e ética profissional

Primeiro iremos falar sobre relacionamento interpessoal.

Relacionamento Interpessoal

Você sabe o que é relacionamento interpessoal ?

Bem, esses três pontos são indispensáveis  para um bom trabalho em equipe, e um clima saudável dentro de uma empresa.

Mas o trabalho interpessoal, é simplesmente você colaborar, com um membro ou colega de equipe, se por no lugar da pessoa, e saber ouvir a opinião e ver o ponto de vista do outro.

Para um maior entendimento, veja uma breve definição de relacionamento interpessoal a segui:

De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo. Neste sentido, segundo o psiquiatra austríaco Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise, o homem é, em sua essência, um ser relacional. Isso quer dizer que eu, você e as pessoas ao nosso redor temos esta característica nata.

Por isso mesmo, é da natureza do ser humano se relacionar. Para isso, busca sempre estar vinculado a alguém e alimentar uma intensa troca de energia, conhecimentos e emoções com outras pessoas. Portanto, quanto melhores e mais positivos forem os nossos relacionamentos interpessoais, maiores são as chances de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com as quais convivemos. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.

Vejamos agora 4 tipos de relações interpessoais.

  1. Relacionamento Saudável.

Pode até parecer utopia, mas um ponto crucial para alcançar um relacionamento saudável é entender que ele não será perfeito, mas sim uma relação honesta, de confiança, baseada no respeito mútuo, na gentileza, boa comunicação, suporte e claro, que respeite a individualidade de outro.

  1. Relações autoritárias e abusivas.

No ambiente de trabalho, as relações interpessoais com chefes e pessoas que ocupam cargos superiores podem ser autoritárias e até mesmo abusivas. Na busca por controle, pode haver desrespeito por poder, manipulação e punições injustas por parte desses representantes.

  1. Relações de dependências

Já ouviu a história de alguém que escolheu uma profissão para seguir os passos de um familiar? Ou alguém de abriu mão da carreira dos sonhos para dar continuidade aos negócios da família? Pois é, relações como essa são chamadas de relações de dependência, pois essas escolhas internalizam na pessoa a dependência emocional, uma autoestima frágil e uma sensação de pouca valorização das próprias competências.

  1. Relações de condependências

Ligada às relações de dependência, a codependência diz mais respeito a como uma relação familiar de dependência mútua pode afetar uma pessoa no âmbito profissional. Por exemplo, quando uma mulher casada se sente infeliz com o emprego, mas não se arrisca a deixá-lo por desaprovação ou até mesmo medo do marido.

Bem, depois de entendermos o que é relação interpessoal e acompanhar alguns exemplos dessas relações, vimos que é fundamental, respeitarmos a opinião, espaço e ponto de vista do próximo. Mas ainda sim, existem muitas pessoas que têm extremas dificuldades, em ter uma boa relação. Então, listaremos aqui alguns pontos que são de suma importância, para uma boa relação.

  • Disciplina:

A disciplina é essencial para um ambiente de trabalho leve e confortável, pois consiste em você realizar suas tarefas diárias, sejam elas simples, medianas ou complexas. Basicamente é o individuo ter comprometimento com a sua rotina na empresa e também fora dela.

  • Respeito:

O respeito é algo simples e grandioso, é um dever a ser seguido, em ter carinho com as pessoas, cumprimentar, dar um  “ bom dia “, essas atitudes, que deixam o ambiente mais leve, e faz com que as pessoas gostem de você, é tratar bem desde do chefe até os mais humildes, sem nenhuma exceção, não se desfazendo de ninguém.

  • Cooperação:

É você saber ouvir, respeitar e compartilhar suas idéias com seus colegas de equipe. Um ambiente, que um ajuda o outro, que têm liberdade para mais de uma opinião, se torna um clima bem mais amigável. Pois, uma empresa que os empregados trabalham, mas não são unidas, nunca chegará, em seu maior potencial.

[pic 1]

Bem, esses são alguns dos pontos que você deve ter para uma melhor apresentação em seu trabalho. Desenvolver ao longo do tempo seus defeitos negativo para o lado positivo, te ajudará muito a ter uma carreira de sucesso.

Ética

[pic 2]

Primeiro iremos entender, o que é ética de fato. Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

E dentro da empresa não é diferente, por que ética em si, é um conjunto de valores e princípios, que norteiam a conduta das pessoas na sociedade. E como eu disse mais acima, em uma empresa temos muitas pessoas trabalhando em juntas, e a ética se torna algo importante para que tenhamos um bom relacionamento e até mesmo, um bom desenvolvimento da empresa.

Vai falar que você nunca ouviu expressões como, “ eu faço assim por que eu sou ético “ ou “ se ele fosse ético quem nem eu, faria dessa forma “.

Muitas pessoas vêem ética como uma lei, mas na verdade a lei que têm como base princípios éticos. A única diferença, é que uma lei somos obrigados a seguir, já a ética não, porém se ela se torna uma base fortemente aplicada em uma empresa ou até mesmo em qualquer outro lugar, se torna difícil não cumpri-la.

Algumas pessoas usam como base, algumas perguntas para ver se já foram antiéticos ou não em algumas vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (311.2 Kb)   docx (414.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com