TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO

Por:   •  20/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

Título

A importância da comunicação no ambiente corporativo

Autor

Alessandra Oliveira França (Uninorte/Laureate) Alessandra.ofranca@gmail.com

Magda Souza do Vale (Uninorte/Laureate) magda.s.vale@hotmail.com

Sônia Campelo de Oliveira (Uninorte/Laureate) sonia-campelo@hotmail.com

Elton Pereira Teixeira (Uninorte/Laureate) eltonpt@ig.com.br

Resumo

 

O presente artigo tem o intuito de discutir a importância da comunicação no âmbito corporativo e busca descrever a comunicação corporativa, identificar a importância da comunicação na organização e ainda verificar como a falha na comunicação interfere no âmbito corporativo. Trata-se de uma metodologia bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa, tendo como técnica a observação, o fichamento com informações relevantes sobre o texto e a análise de conteúdo com descrições sistemáticas. Seu desenvolvimento inicial foi dado por meio de um estudo bibliográfico. A eficácia da comunicação está diretamente relacionada com o estilo de gestão que uma organização implementa em seu âmbito interno. De forma que, apenas uma ação comunicativa associada às práticas de gestão democráticas, participativas e transparentes viabiliza um clima organizacional saudável, com profissionais motivados e comprometidos com os valores e objetivos da empresa, e possibilita ganhos de produtividade. Neste sentido pode-se concluir que o sucesso de uma organização, é dado por meio da comunicação entre indivíduos que atuam em vários níveis da organização.

Palavras-Chave: Comunicação Organizacional; Falha na Comunicação; Âmbito Corporativo

  1. Introdução

Nos últimos anos, além de vender seus produtos e serviços, as organizações têm se preocupado também com a qualidade de sua comunicação. Sendo assim, estreitar o relacionamento com os colaboradores, com os consumidores e os potenciais clientes é uma ação fundamental no processo de comunicação organizacional.

A Comunicação Corporativa é considerada por Pessoa (2003), como ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de uma organização, servindo de elo entre a comunidade e o mercado.

É por meio do trabalho em conjunto dos funcionários que as empresas atingem seus objetivos mercadológicos. Nesse sentido, ao invés de empregar recursos diretamente em produtos ou clientes, algumas organizações passaram a dedicar mais atenção e estão investindo em seu público interno, por meio de uma comunicação eficaz e política de valorização dos colaboradores, com o intuito de envolvê-los com o trabalho e a empresa de forma participativa, gerando proximidade entre as pessoas que atuam em diferentes níveis, ou seja, dos empregados à alta administração, aprimorando assim o clima organizacional.

Este estudo tem como objetivo identificar os métodos de comunicação eficaz no âmbito organizacional, bem como buscar descrever a comunicação corporativa, identificar a importância da comunicação para o ambiente organizacional e verificar como a falha na comunicação interfere no âmbito corporativo.

  1. 2. COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
  1. Para Teixeira, Gonçalves e Teixeira (2012), a comunicação nas organizações é uma expressão que vem sendo utilizada quando referem-se aos processos comunicativos que acontecem em grupos organizados, sejam públicos, sejam privados.

Os sistemas de informação, segundo Alpino e Magalhães (2012), advêm da perspectiva mecanicista da comunicação e visam garantir a presença de canais permissivos à circulação de informações necessárias para o bom funcionamento da empresa.

Kunsch (2003) afirma que é necessário que se compreenda o processo relacional entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações. Esse processo sofre diversas interferências e possui condicionamentos variados, devido aos diferentes tipos de comunicação existente, atuantes em distintos contextos sociais.

Pereira e Reis (2008) explanam que a comunicação vem se intensificado bastante. A valorização das informações tem forte impacto na maneira da sociedade se organizar e produzir. E através de processos comunicativos é que as informações são veiculadas e consumidas. Estes processos devem corresponder a ações mais dinâmicas e inovadoras dentro da organização, de maneira que se mostrem distintas perante o mercado.

De acordo com Pessoa (2003), a Comunicação Corporativa é considerada ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de uma organização, servindo de elo entre a comunidade e o mercado. E uma Comunicação eficiente traz resultados que podem ser medidos no faturamento da empresa.

Quando uma empresa faz um plano de Comunicação ela se dispõe a olhar para ela mesma, os concorrentes e o contexto em que atua. Com o tempo, sob a pressão dos concorrentes e as exigências do público, ela se torna outra empresa para si mesma. Isso é que irá determinar sua renovação ou envelhecimento.(VIANA, 2001 apud PESSOA, 2003, p.4)

Riel (2003, p. 163) a descreve como a “orquestração de todos os instrumentos no campo da identidade da organização (comunicação, símbolos e comportamento dos membros da organização)”, cujo objetivo é criar e manter a reputação e a posição competitiva da empresa.

Durante muitos anos, a Comunicação era praticamente unilateral. O emissor elaborava suas mensagens, utilizava os veículos de Comunicação e pouco se preocupava com o resultado do processo. (PESSOA, 2003)

O receptor era passivo e não participava de maneira efetiva da Comunicação. Hoje, a situação é bastante diferente. O emissor deve estar atento e aberto às opiniões, críticas e sugestões do receptor para que a organização atenda as necessidades e desejos de seu público-alvo, sempre com coerência, atitude que se tem tornado palavra-chave no processo de Comunicação Corporativa. (IDEM)

Analisada sob o ângulo do seu destino, a comunicação corporativa pode ser classificada em interna e externa. A comunicação interna é entendida como o instrumento de gerenciamento do intercâmbio de informações com os stakeholders internos, de forma integrada, harmônica e eficaz (Riel, 1995), contribuindo assim para o processo de identificação organizacional.

  1. 2.1 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O AMBIENTE ORGANIZACIONAL

A comunicação organizacional, para Solano e Silva (2012), é uma ferramenta imprescindível na qualidade do relacionamento das organizações, com o mercado e com o seu público interno e externo. Ela atua como gestora de processos e mudanças que são decisivos para o sucesso de determinada empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com