TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.225 Palavras (17 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

LETICIA BARBOSA SOBRINHO

[pic 12]

[pic 13]

Machadinho D’Oeste / RO

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade instigar a Importância da Coleta Seletiva como Base para a Reciclagem e em especial para o Meio Ambiente, entendendo como ocorre esse processo pode auxiliar o aluno a compreender e cuidar do meio ambiente.

        Além disso, a pesquisa de campo procurará descrever a forma como se pode te reaproveitar o lixo, uma interação entre a escola e a comunidade do Distrito de 5º BEC do Município de Machadinho D’Oeste RO. Quanto aos procedimentos para coleta de informações, essa pesquisa classificará como pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram obtidas informações teóricas em livros e artigos de autores renomados da área, periódicos especializados e outros tipos de publicações. Essa pesquisa se fundamenta na importância do cuidado e da para com o meio ambiente. Para a elaboração do mesmo, será realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando referencial teórico sobre o tema. A pesquisa aqui descrita abrange estudos que abordam a problemática do lixo e a reciclagem. Para iniciar é preciso citar algumas referências sobre os transtornos que o lixo pode causar.

IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA COMO BASE PARA A RECICLAGEM E EM ESPECIAL PARA O MEIO AMBIENTE.

O município de Machadinho D Oeste faz limite com o estado do Amazonas e Mato Grosso, também faz limite com os municípios de Vale do Anari, Rio Crespo e Cujubim. O relevo predominante é planície. Estado de Rondônia em destaque no Brasil Município de Machadinho D Oeste no estado de Rondônia. O clima predominante é o clia tropical. A principal atividade econômica é a pecuária e agricultura. O município mão tem empresa de médio e grande porte. O setor de prestação de serviço e industrial poderá alavancar depois de iniciarem as obras da usina hidrelétrica no rio Machado.

 O núcleo urbano Ângelo Angelin popularmente conhecido como Distrito de 5º BEC é um distrito pertencente ao município de Machadinho e esta situado a 42 km da sede do município, as margens da RO- 133, que liga o município de Machadinho D`Oeste a Ariquemes. A população definida do núcleo é de aproximadamente 2.000 habitantes, distribuídos numa área de 500.00 m². Sua economia gira basicamente do comercio, pequenos trabalhos, cafeicultura, extrativismo mineral e vegetal como madeira, látex, pedras granito, castanha do Pará, indústria madeireira, e da renda de suas propriedades rurais, na sua maioria de ate 50 há, onde predomina a cafeicultura.

O lixo também chamado de rejeito passa por um processo de exclusão: ele é posto para fora de casa e deve cumprir ritos de passagem, respeitando regras próprias. Assim não deve ser deixado em qualquer lugar, pois não há duvidas que os resíduos sólidos contém várias substâncias que podem afetar a saúde do homem, seja através de contato direto ou indireto, por meio dos micros e macro-vetores, assim como causar impactos extremamente negativos ao meio ambiente.

A problemática do lixo vem sendo agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar.

A produção de objetos de consumo em larga escala e a introdução de novas embalagens no mercado vem aumentando assustadoramente desde a Revolução Industrial. Conseqüentemente, o volume e a diversidade de resíduos gerados sofreram considerável acréscimo, surgindo assim, a era dos descartáveis.

O conhecimento do problema passou a incluir no seu universo de análise preocupações, por exemplo, com a velocidade do processo de produção de resíduos sólidos nas cidades e com os fatores que influenciam esse processo, que é superior à velocidade natural dos processos de degradação. A questão dos resíduos sólidos no meio urbano representa impactos ambientais relevantes que afetam e degradam a qualidade de vida urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com