TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORT NCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE QUALIDADE NO NÍVEL SUPERIOR.

Por:   •  19/3/2017  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  2.802 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

A IMPORT NCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE QUALIDADE NO NÍVEL SUPERIOR.

Resenha apresentada ao Curso de Letras inglês, sob orientação da Prof. Maria de Fátima Nascimento, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Aracaju

2016

MAIA, R. T. A importância da disciplina de Metodologia Científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Paraná. 2008. (Revista Urutágua).

Roseane Tolentino Maia, autora do artigo, possui mestrado em Ciências Ambientais pela UFOPA, especialista em Recência do Ensino Superior e graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela UFPA, também, coordenadora de dois cursos na FIT, Faculdades Integradas de Tapajós, além de apresentar uma vasta experiência na área de informática, processamento de dados, tecnologia de Informação, gerência de Sistemas de Informação, metodologia Cientifica de Pesquisa desde 2000.

Um dos desafios do método científico no nível superior é criar o pensamento crítico no aluno e fazer com que o mesmo, solucione o problema evidenciando sua tese. Esse método evidencia uma ajuda ao aluno, para desenvolver uma produção cientifica superando as dificuldades encontradas, para que o mesmo, não abandone sua graduação. A iniciação cientifica é utilizada como um modo de mudar o aluno, levando-o de um simples pensar, até uma mudança no comportamento, construído a partir do próprio conhecimento.

De acordo com o artigo, os problemas estão interligados, uma vez que, o aluno sai do ensino médio sem o domínio da língua portuguesa, e sem o fator determinante que é o raciocínio, muitas vezes ingressando em uma universidade sem o poder crítico,visto que as escolas preparam os alunos para vestibulares, e não para algo maior, que são as situações que encontramos no nosso cotidiano. O método científico foi apresentado aos alunos de uma Universidade, e percebe-se que apresentavam pouco conhecimento sobre o mesmo.

O método científico apresenta um progresso no aluno, fazendo-o a pensar, escrever, e portando, deixando-o preparado para as situações da vida real, adotar o mesmo, no ensino médio, só vai fazer com que a educação prossiga um nível maior, pois, a metodologia visa o crescimento do aluno, desenvolvendo hábitos maduros que acompanharão por toda sua vida, e tornando-o um cidadão que contribua de forma positiva para a sociedade.

É evidente que o processo da metodologia muda todo o sistema educacional, visto que, nosso sistema é tradicional, a implantação desse projeto, tornará o país melhor, com cidadãos presente na sociedade, lutando por seus direitos, pensamentos críticos que irão sair da alienação, e partir para ideais iluministas que irão contribuir cada vez mais para uma sociedade justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com