TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

                                          [pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Ciências Contábeis

Semestre: SEGUNDO SEMESTRE

Disciplina: METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS

Professora: Dra. Dionise Magna Juchem

Acadêmico (a): Daniela Aparecida Bilk_______________            RGM: 103.5060___________

Data: __15__/__10__/__2014___

Atividade 1

A leitura racional comporta, assim, uma subdivisão em níveis, que constituem etapas de aprofundamento da interpretação. Explique o que você entende por denotação, interpretação, crítica e problematização. (ativ. 1 valor: até 1,25 pontos).

Denotação: É  o primeiro nível de leitura racional de um texto.Tem por objetivo a compreensão do sentido mais literal e superficial do texto, quem engloba as seguintes etapas:

1ª)Levantamento de aspectos diversos, como:

-vocabulário:grifar e procurar no dicionário palavras pelas quais seja desconhecida ou seu sentido não tenha ficado claro;

-dados sobre o autor,situação histórica, e por qual finalidade foi escrita o texto (aula?, carta?, convite?, conferencia?, capítulo de um livro?);

-autores,teorias, obras,comentários no texto que não são de nosso conhecimento.

2ª)Procurar a idéia central do texto:se questionando, do que trata o texto?que assunto é discutido?

3ª)Análise do desenvolvimento do raciocínio do autor:qual a idéia principal, de que ponto ele começa, quais os fatos e argumentos que ele usa para sustentar seu pensamento ou raciocínio? E por fim que conclusão chega

  No momento em que percebemos como o autor montou seu texto chegamos no desembocar da conclusão.Mesmo sendo um texto literário ou teórico pode-se observar essas mesmas etapas.

Interpretação:É o segundo nível de leitura racional.Ela procura os significados mais claros, ou seja, significados conotativos ou figurados.

  É nesse nível que analisamos mais  afundo os elementos que estão no texto e examinamos a relação que mantem entre si e como influenciam um o outro.Nesse nível associamos edeias e valores do texto com a situação historia e social da época em que foi escrita, fazendo isu podemos ver  grau de novidade que ele apresenta então.

Critica:É o terceiro nível da leitura racional.Essa critica que falamos aqui não é a critica que baseamos no nosso gosto ou opinião, mas sim aquela que aparece a partir do nosso entendimento da proposta do próprio texto.Podemos verificar por exemplo se o autor atingiu ou não seus objetivos a que se propôs a falar, se foi explicito, se seu conteúdo é original e se traz alguma contribuição ao assunto abordado

  Essa critica não seria necessariamente uma critica negativa pois pode-se apontar pontos positivos em um texto.

  Quando chegamos a este ponto teremos completado a analise do texto.Saberemos dizem então do que se trata, o que foi enfocado, se o autor foi claro as expor suas idéias e qual a contribuição dentro da área.

  A critica se feita por pessoas diferentes a tendência é ser diferente, e é bom porque atiça nossa curiosidade e nos ajuda a questionar e perceber aspectos não visto antes.

Problematização:quarto e ultimo nível da leitura racional.Neste ponto saímos do texto e analisamos problemas que criamos a partir da leitura, é quando nos questionamos, naquela época era assim ? e hoje como é ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com