TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DO FILME O ÓLEO DE LORENZO COM A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  16/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  4.776 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Metodologia em Psicologia

Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito - 3º semestre de Psicologia

Ao relacionar o filme O óleo de Lorenzo, com a disciplina de Metodologia, pode-se perceber que os dois mostram a maneira de como “fazer ciência”. O filme vem mostrar a importância de se seguir o método científico, para que se possa obter repostas. A disciplina de Metodologia vem nos apresentar esse método, como desenvolvê-lo e como usá-lo. O método científico está presente no nosso dia a dia, e usamos muitas vezes sem perceber.

Podemos ver que toda a pesquisa realizada pelos pais de Lorenzo vem começar com a observação, que é a primeira etapa presente no processo de pesquisa, quando Lorenzo muda seu comportamento e passa ser agressivo, seus pais passam a observar e tentar entender quais mudanças estão acontecendo com ele, mudanças físicas e psicológicas. Logo depois passam a se perguntar o porquê dessas mudanças estarem acontecendo, qual a causa, o que aconteceu, o que levou ele a agir daquela maneira. Assim, começam a se questionar e formular hipóteses que expliquem a situação. Uma das primeiras hipóteses criadas pelos professores é que Lorenzo é hiperativo, porém essa possibilidade é logo descartada, pois outros comportamentos de Lorenzo contradizem essa hipótese. Depois é descoberto que Lorenzo possuí uma doença chamada Adrenoleucodistrofia (ADL), que até então não tem nada que possa conter os sintomas. Ao se depararem com essa problemática, os pais de Lorenzo passam a ter um objetivo, como vemos em todo processo de pesquisa. Com o objetivo de encontrar alguma substância que amenize os sintomas, eles passam a ler vários outros casos e outras pesquisas para poderem se basear, assim como a disciplina nos vem ensinar, que mesmo que a pesquisa seja de campo é necessário conhecimento bibliográfico e teórico.

Ao irem pesquisando e recebendo dicas de médicos e estudiosos sobre dietas que ajudavam a diminuir os sintomas, começam a colocar em prática, a fazer experimentos, e assim iam fazendo a interpretação dos resultados, analisando o que estava ajudando e o que não, vendo onde os estudos já feitos estavam errados e fazendo modificações. Outro fator importante que vemos no filme, é que muitas vezes as pesquisas científicas são levadas ou não a diante de acordo com interesses, podemos ver isso claramente quando mostra que os experimentos sobre a doença de Lorenzo não eram feitos por conta que os laboratórios não iriam lucrar tanto, já que a quantidade de pessoas que possuíam a doença era muito pequena. Sobre esse assunto, vemos na disciplina de metodologia, como a neutralidade científica, que a ciência é pra ser algo neutro, mas muitas vezes não é, pois quem a conduz, são seres humanos.

Após muitas pesquisas e experimentos, os pais de Lorenzo chegam a conclusão de que o ácido oleico poderia ajudar, logo eles colocam isso em prática, conseguindo reduzir bastante os efeitos causados pela doença, chegando assim a uma conclusão. Vemos presente em todo o filme o método científico de pesquisa, e no fim eles conseguem uma conclusão positiva, mesmo não conseguindo uma cura, puderam estagnar os sintomas da doença, coisa que até então ninguém tinha conseguido. Mas se eles não tivessem tal êxito, não teria deixado de ser uma pesquisa científica, pois de alguma forma ia contribuir para que outros dessem continuidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com