TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO

Ensaios: A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

A Importância da História da Educação

Educação é sem dúvida o que nos leva ao conhecimento por esse e outros motivos é essencial sabermos como tudo começou e quais as preocupações e os reais interesses dos pioneiros no campo da educação no Brasil.

O Brasil teve diversas influência em vários campos e principalmente no campo educacional, desde sua colonização até os dias atuais, os jesuítas contribuíram muito com a educação brasileira dentro de seus princípios. Afinal eles criaram a primeira escola brasileira e desde então à educação passou a ser disseminada em nosso pais.

A educação é a chave para completar a compreensão sobre as pessoas, e suas ações sobre o mundo em que vivemos ela vem sofrendo muitas mudanças ao longo dos anos e precisamos acompanhar essas mudanças por isso precisamos levar em consideração o passado para entendermos o presente e planejarmos o futuro.

É um direito fundamental e essencial garantido as pessoas, e diversos são os documentos que comprovam tal afirmação. A Lei de Diretrizes e Bases a LDB, afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.

Atualmente nos deparamos com inúmeras inovações tecnológicas, onde diversos ramos são modernizados, seja economicamente ou culturalmente, mas ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade da mesma.

A importância da educação na vida das pessoas é indiscutível e por isso precisamos de mais qualidade nesta área, depois da saúde, a educação deveria ser encarada como necessidade primordial. Infelizmente nosso país ainda tem um alto nível de analfabetismo, e a conseqüência disso podemos notar no dia a dia, pessoas que não conhecem seus direitos, não lutam por seus objetivos, não tem iniciativa, não tem estimulo e nem se estabilizam profissionalmente, consequentemente não ajudam o pais a se desenvolver.

Outro fato relevante que devemos levar em consideração é que infelizmente os ensinos das escolas públicas do nosso país não alcançam o mesmo nível das particulares. As redes particulares são mais valorizadas, formando assim profissionais mais capacitados.

Outra questão é a das Universidades Federais e Estaduais. São um privilégio para poucos, e esses, na maioria das vezes, são os que estão mais preparados, os que estudaram em escolas particulares, isso mostra que o ensino público das escolas não está legal. Assim torna-se difícil que alunos de classe baixa possam concorrer com outros de classe média ou alta.

É necessário que os nossos governantes se preocupem mais com a educação no país, valorizem os professores, disponibilizem recursos, façam investimentos na área educacional para que as diferenças entre as escolas públicas e privadas sejam amenizadas e assim a maioria da população também tenha acesso a uma educação de qualidade, uma educação que prepare pessoas para viver num mundo tão competitivo.

Somente desta forma conseguiremos um pais mais justo e com maior igualdade entre as classes sociais, afinal educação é importante para todos e não só para um terço da população.

A Origem da Educação Escolar no Brasil e a Ação dos Jesuítas como parte do Movimento da Contra-Reforma Católica.

A companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loiola e um pequeno grupo, em Paris no ano de 1534, o objetivo dos Jesuítas no Brasil era a catequese de adultos e através da educação, a catequese das crianças e jovens.

A História da Educação no Brasil tem inicio com a chegada dos jesuítas da companhia de Jesus. Os primeiros jesuítas chegaram com Tomé de Souza, o primeiro governador geral sob liderança do Padre Manoel de Nóbrega. Logo fundaram a primeira escola em elementar em Salvador, a partir desta iniciativa a influência jesuíta não parou de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com