TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DE VALORES PARA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DE VALORES PARA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com Merril e Fox (1980), os números índices são proporções estatísticas que mensuram a alteração sofrida por um conjunto de dados. Tais números têm amplo emprego em vários campos da ciência, mas sua aplicação principal se dá na economia aplicada. Assim, especificamente nesse campo, pode-se definir os números índices como indicadores que apresentam o valor de uma grandeza em relação a ela mesma em épocas ou localidades diversas objetivando captar sua variação.

A forte inflação ocasionada pelas guerras mundiais gerou um crescente interesse de pesquisadores na busca do melhor índice a se utilizar para alcançar a “medida do valor de troca das mercadorias”. Conforme Souza apud Caldeira (1982, p.42) “As incertezas do mundo de após-guerra tornam mais necessária do que nunca a observação contínua e vigilante da conjuntura econômica nacional e internacional”

Segundo Keynes (1930) apud Lopes (1985, p.7): “Um homem não usa a moeda com fim em si mesma, mas pelo seu poder de compra”. A moeda é o elemento padronizador que exerce a função de medir os preços relativos dos mais variados bens e serviços. Porém, a equivalência entre o poder de compra e unidades de moeda sofre alterações. Em determinada época é possível a aquisição de uma mercadoria composta (bens e serviços) que posteriormente poderá exigir mais unidades de moeda. Assim, a comparação monetária entre épocas distintas se torna uma comparação de grandezas não homogêneas, ocasionando resultados distorcidos. Os números índices “ajustam” os valores trazendo-os a um denominador comum.

De acordo com Silva (2004, p. 85) as demonstrações financeiras servem “como canal de comunicação da empresa com diversos usuários internos e externos”. Diversas empresas, sobretudo as de menor porte, elaboram demonstrações contábeis devido somente à obrigatoriedade imposta pela legislação vigente no país. Todavia muitas outras se valem da sua principal utilidade: fonte de informações para tomadas de decisão e, para estas, as demonstrações contábeis têm grande valor gerencial sobrepondo-se ao seu valor meramente fiscal.

Alguns dos objetivos primordiais das Ciências Contábeis se configuram na identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis de uma empresa aos seus usuários, de forma a facilitar a tomada de decisões econômicas por parte desses agentes. Porém, esse processo nem sempre se dá de forma adequada e as informações divulgadas poderão não ser bem compreendidas pelos usuários. Alguns "ruídos" poderão afetar de maneira sistemática a transmissão eficiente da informação contábil.

A interpretação das demonstrações financeiras desconsiderando os efeitos inflacionários pode causar problemas de comunicação que implicarão em uma redução na utilidade das demonstrações. Nesse sentido, cabe ressaltar alguns pontos destacados por Guerreiro (1989) apud Dias Filho(2005):

Informação com conteúdo não significante é informação que não serve para o gerenciamento das atividades. A informação que não é facilmente compreensível para o usuário tende a ser ignorada, (...).O valor da informação repousa em seu uso final, isto é, na sua inteligibilidade para que pessoas tomem decisões.

O objetivo geral da pesquisa é discutir a importância da atualização monetária nos valores correntes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com